Dia do Soldado é homenageado com sessão solene na Assembleia

icone-whatsapp
Ribamar Santana
25/08/2011 16h49

Dia do Soldado é homenageado com sessão solene na Assembleia
Foto original

 

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (25), pela manhã, sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado, em cumprimento ao requerimento apresentado e aprovado pelo deputado Jota Pinto (PR). A sessão foi presidida pelo presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, contou com a presença de diversas autoridades, e foi aberta com a execução do Hino Nacional e do Maranhão pela banda do 24º Batalhão de Caçadores.

 

O deputado Jota Pinto, autor da proposição, fez o pronunciamento em nome do Poder Legislativo de saudação e homenagem ao Dia do Soldado e, especialmente, a Luís Alves de Lima, o Duque de Caxias, que era maranhense e é Patrono do Exército Brasileiro, e referencial de exemplo e dignidade dos militares em geral.

 

Os feitos heróicos de Duque de Caxias como, por exemplo, a pacificação da Guerra da Balaiada que teve como palco os municípios de Caxias e Aldeias Altas,  foram enaltecidos por Jota Pinto e apresentados como exemplo a ser seguido por todos e, principalmente, por aqueles que optam pela carreira militar.

 

Jota Pinto revelou que serviu o Exército, na década de 80, e que foi uma experiência que lhe serviu como uma escola de vida. Ele lembrou a célebre frase de Duque de Caxias, proferida no calor de uma das batalhas que travou, quando da Guerra do Brasil com o Paraguai, reveladora do seu caráter e patriotismo: “Sigam-me os que forem brasileiros”.

 

HOMENAGEM DUQUE DE CAXIAS

 

Os deputados Magno Bacelar (PV) e Manoel Ribeiro (PTB) também fizeram uso da palavra para saudar o Dia do Soldado e reverenciar Duque de Caxias. “Esta é uma data muito importante de ser comemorada porque, atualmente, traduz o equilíbrio das instituições que existe hoje no Brasil. Na verdade, todos nós somos soldados. A missão de vocês é muito nobre porque nas vossas mãos está colocada a nossa segurança”, assinalou Magno Bacelar.

 

Por sua vez, o deputado Manuel Ribeiro destacou o papel histórico de Duque de Caxias na tarefa de garantir a unidade do território nacional, e lembrou que o Patrono do Exército Brasileiro foi deputado estadual pela Província do Maranhão, eleito por unanimidade. Ele entregou ao comandante do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Flavio Pelegrinni, uma cópia do discurso de posse de Duque de Caxias como deputado estadual.

 

O comandante do 24º Batalhão de Caçadores destacou em sua fala a contribuição inestimável de Duque de Caxias para garantir a unidade nacional, no século XIX, que, segundo ele, estava ameaçada por focos subversivos e revolucionários. “Duque de Caxias foi um grande estadista e político, sempre com um espírito legalista, que lutou enquanto vida teve por uma Nação livre e soberana. Deixou-nos uma grande legado de virtude, patriotismo e caráter”, declarou.

 

Encerrando a sessão, o presidente Arnaldo Melo lembrou as virtudes de Duque de Caxias e exortou a todos para que mantenham sempre o espírito de soldado traduzido nos gestos e atos do Patrono do Exército Brasileiro e, também, que possam se constituir em exemplo para os jovens.

 

Participaram da Mesa  da sessão solene o comandante do 24% Batalhão de Caçadores, coronel Flávio Pelegrini, o secretário de Relações Institucionais do governo do Estado, Hildo Rocha, o secretário de Segurança Pública de São Luís, Luís Carlos Guimarães, representantes da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e outras corporações.


Banner