Zé Carlos registra passagem do Dia dos Bancários e Soldados

icone-whatsapp
Da Assecom /Gab. do dep. Zé Carlos do PT
25/08/2011 18h50

 

O deputado Zé Carlos do PT subiu à Tribuna nesta quinta-feira (25) para falar sobre temas diversos, porém, de grande relevância histórica, política e social para o país.

 

A sua primeira participação foi durante o Pequeno Expediente, onde fez um apanhado a respeito da criação dos sindicatos dos bancários no Brasil, com destaque, no Maranhão. O mote para tal análise foi o Dia do Bancário, a ser comemorado neste domingo (28).

 

“Estou nesta Tribuna para prestar a minha homenagem a todos os trabalhadores bancários brasileiros e deixar registrado os seus dias gloriosos de luta. Em especial, aos bancários maranhenses”, afirmou no início de sua fala o deputado Zé Carlos.

 

O parlamentar narrou toda a evolução sindicalista nacional da classe, até chegar ao episódio de 1951, que consagrou de vez o movimento que marcaria o Dia do Bancário em todo o Brasil, um exemplo hoje seguido pelos sindicatos dos bancários brasileiros, que a cada dia ganham mais espaço político.

 

No Maranhão, o petista enfatizou a trajetória evolutiva do Sindicato dos Bancários e chegou a elogiar a gestão de David Sá e de seu sucessor, José Maria Nascimento.

 

“O Sindicato dos Bancários do Maranhão é reconhecido nacionalmente pela coerência de suas reivindicações e exemplo de entidade que valoriza o trabalhador, haja vista as suas últimas conquistas”, concluiu o deputado Zé Carlos.

 

Prêmio que incentiva o crescimento – O parlamentar petista também esteve na Tribuna para divulgar o Seminário Estadual de Lançamento da “4ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil”, que aconteceu nesta quinta-feira, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, das 14h às 18h.

 

 O prêmio é uma iniciativa do governo federal e tem por objetivo dar visibilidade às prefeituras e organizações da sociedade civil que estão engajadas na execução de metas pré-estabelecidas entre o governo e a Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1990, dando condições de vida melhor às suas populações mundiais.

 

“Para quem desejar motivar alguma iniciativa a participar desta edição, as inscrições para concorrer ao Prêmio já iniciaram no dia 1º deste mês e estendem-se até o dia 31 de outubro.

 

Maiores informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico [www.odmbrasil.org.br], do e-mail odm.maranhao@gmail.com ou do telefone 3212-0244”, informou o deputado Zé Carlos, ao convidar os demais parlamentares a participar do Seminário e do Prêmio, mobilizando ações de relevância no estado do Maranhão.

 

DIA DO SOLDADO

 

“Ao soldado cabe a importante missão de manter a paz dentro e fora do país, prestando auxílio à população em situações de calamidade”. Esta foi uma das colocações feitas pelo deputado Zé Carlos, durante a Sessão Solene em homenagem ao transcurso do Dia do Soldado.

 

Ele também retomou a importância da data, como referência ao trabalho desenvolvido pelos membros do Exército Brasileiro e instituída de forma justa a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército, que nasceu em 25 de agosto de 1803, tornando-se famoso por suas estratégias e que levaram o Brasil à vitória na Guerra do Paraguai. Por esse trunfo, Lima e Silva foi elevado à condição de Duque de Caxias, como ele é conhecido até hoje. 

 

“Faço as minhas palavras as do sociólogo Gilberto Freyre, no reconhecimento às virtudes do Duque de Caxias, as quais tomo a liberdade de atribuir a todos os grandes soldados anônimos de nosso Brasil: ‘Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os ‘caxias’ devem ser tanto paisanos como militares. O caxiismo deveria ser aprendido tanto nas escolas civis quanto nas militares. É o Brasil inteiro que precisa dele’”, finalizou Zé Carlos.

 

 


Banner