Deputado Zé Carlos participa de evento dos bancários no Maranhão

Da Assecom/Gab. do dep Zé Carlos
29/08/2011 17h35

Deputado Zé Carlos participa de evento dos bancários no Maranhão

Na sexta-feira passada (26), o deputado Zé Carlos do PT esteve presente na abertura da 40ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), que aconteceu no hotel Praia Mar.

O tema desta edição, a primeira a ser realizada na capital maranhense, foi “Relações de trabalho: democracia e ética já!”; assunto este casado ao que vem sido discutido entre a classe bancária nos últimos meses, haja vista os casos de descomissionamentos de funcionários do Banco do Brasil do Maranhão sem critérios técnicos, portanto, de forma injusta.

Atualmente, os funcionários que haviam sido afastados de seus cargos estão sendo reintegrados e a direção da empresa envolvida responde na Justiça pelos seus atos.

Dentre as questões abordadas na mesa de abertura, na qual o parlamentar petista marcou presença, a evolução do tema em debate – que antes acontecia apenas em torno do tópico desenvolvimento – foi elogiada pelos presentes, ao tratar de temas mais abrangentes, atuais, como o proposto nessa edição.

A crise financeira dos países tidos como desenvolvidos continuam a ocorrer por todo o mundo e parecem se produzir com certa regularidade, podendo ser inerentes ao funcionamento da economia capitalista.  Para se ter uma ideia, a única crise financeira que superou a de 1929 foi a de 2008 e, por conta dela, muitas nações ainda buscam o equilíbrio econômico.

O Brasil não passa despercebido nesse cenário, assim como a classe bancária, que hoje luta por melhores relações de trabalho e, sobretudo, pela participação nos lucros das empresas do ramo, transparência nas informações e ética entre patrões e empregados.

“A Assembleia Legislativa apoia o cumprimento da Carta de Compromisso com o Desenvolvimento Regional, bem como se posicionou favorável à causa dos bancários”, afirmou Zé Carlos, referindo-se aos descomissionamentos.

O deputado relembrou inclusive da sua trajetória na Caixa Econômica Federal, até alcançar o patamar de superintende regional da instituição, destacando a sua relação profissional com os funcionários e concluiu que, “se a classe bancária elegeu dois representantes seus na AL, é porque temos cumprido com o nosso papel” disse, ao rememorar que o seu companheiro de partido, Bira do Pindaré, também possui carreira como bancário.

Além do deputado Zé Carlos do PT, participaram da mesa de abertura Rita Josina, presidenta da AFBNB; Franzé Morais, superintendente estadual do BNB; Zilana Ribeiro, ouvidora da Capef; Andrea Cavalcanti, presidenta da Camed; Eloy Natan, diretor de políticas sindicais do Seeb e Humberto Mota, assessora jurídico da Seplan.