Bacelar acusa prefeitura de boicotar construção da Via Expressa

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
01/09/2011 16h32

Bacelar acusa prefeitura de boicotar construção da Via Expressa

Em pronunciamento feito já final da sessão ordinária desta quinta-feira (1º), o deputado Magno Bacelar (PV) acusou a prefeitura de São Luís de adotar estratégias para tentar impedir a construção da chamada Via Expressa, obra anunciada pelo governo do Estado.

Segundo o parlamentar, a ação movida junto ao Ministério Público Federal (MPF) é uma “ação pequena”, apenas para embargar a construção. “O prefeito [João Castelo (PSDB)] alega que as obras podem causar danos ambientais à Reserva Santa Eulália, a algumas áreas de mangues e ao Sítio Arqueológico. Eu quero dizer aos nobres parlamentares que esse projeto do governo do Estado foi muito bem pensado, muito bem trabalhado que teve a aprovação e a liberação de todas as licenças para que realmente essa obra fosse iniciada e o governo vem seguindo os trâmites legais”, argumentou.

Na oportunidade Bacelar criticou o projeto anunciado pela prefeitura para o mesmo local, por ser inviável economicamente, pois teria um custo de R$ 40 milhões por quilômetro, enquanto que a Via Expressa possui uma estimativa de gasto em torno de R$ 10 milhões para a construção de cada quilômetro. O deputado também disse que o projeto da prefeitura é que seria construído em áreas de preservação, constituindo crime ambiental.

INAUGURAÇÕES

Magno Bacelar fez ainda o registro de várias inaugurações por parte do governo estadual relativas ao programa Saúde é Vida, dentre elas o centro cirúrgico do Hospital Geral e o Hospital Juvêncio Matos.

“As obras estão aí, as obras físicas estão prontas e em umas obras físicas prontas e outras em andamentos, e já vão, quando se inaugura, com funcionamento, como recentemente a UPA do Parque Vitória, recentemente, o hospital de Paulinho Neves, e hoje vai será inaugurado a UPA do Vinhais, com esses dois centro cirúrgicos que vai, de certa forma, desafogar bastante essa situação de urgências e emergências, para quem precisa de uma cirurgia de alta complexidade no Maranhão”.