Marcos Caldas solicita Luz Para Todos no povoado Santa Quitéria

icone-whatsapp
Waldemar Terr / Agência Assembleia
02/09/2011 08h53

 

Através de indicação, o deputado Marcos Caldas (PRB) solicita ao coordenador estadual do Programa Luz Para Todos, Luís Adriel Vieira Neto, que seja priorizada pelo Comitê Gestor do Programa a implantação dos serviços de eletrificação rural no povoado Tabatinga, no município de Santa Quitéria. De acordo com o deputado, o povoado possui uma população de aproximadamente 110 habitantes que está excluída do Luz para Todos, embora seja localizado a 72 km da sede do município, situando-se entre os povoados Cabeceira e Rio Grande dos Gonçalves, ambos já beneficiados com os serviços de energia.

 

“Ressalta-se que a distância do último poste do povoado Cabeceira para o povoado Tabatinga é de apenas de 3 km e, da primeira casa do referido povoado para a última são aproximadamente 6 km. O pleito é objeto de reiterados pedidos expressos pela comunidade, conforme relação anexa, e toma por base o Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003, que instituiu o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, pela população do meio rural e, sobretudo, a necessidade da população do povoado Tabatinga, que ainda não tem acesso a esse serviço público de uso produtivo, nem mesmo para utilizar seus aparelhos eletrodomésticos”, explica Marcos Caldas, na indicação.

 

Na avaliação do parlamentar do PRB, “justifica-se, portanto, a instalação da rede elétrica no povoado por se constituir condição determinante para o desenvolvimento socioeconômico da localidade, que tem como principal fonte de renda a atividade agropecuária. Desse modo, a vocação agrícola da região justifica a necessidade dos serviços de eletrificação rural como um investimento substancial, que contribuirá para o desenvolvimento da atividade agrícola familiar na região, potencializando o seu desenvolvimento sócio-econômico, resultando na inclusão social e conseqüente melhoria da qualidade de vida das famílias ali residentes”.


Banner