Jota Pinto propõe debate sobre problemas nos planos de saúde

icone-whatsapp
Claudio Brito
05/09/2011 17h36

Jota Pinto propõe debate sobre  problemas nos planos de saúde
Foto original

 

 A Comissão de Saúde da Asembleia  Legislativa vai realizar, em data a ser definida, audiência pública para discutir e encontrar soluções para os problemas reclamados pela população, acerca dos péssimos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde em todo o Estado do Maranhão.

 

A sugestão foi feita na tarde desta segunda-feira (5), pelo deputado Jota Pinto (PR), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia  Legislativa. O parlamentar adiantou que serão convidados a participar da audiência o presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM), Abdon Murad, e empresários do setor de planos de saúde.

 

 Para Jota Pinto, é preciso dar um basta nos abusos cometidos pelos planos de saúde.  Segundo ele, as pessoas reclamam que levam até dois meses para marcar uma consulta médica, por meio dos planos de saúde. “Quando os usuários informam que a consulta é particular, os planos de saúde arranjam um jeitinho de atendê-los com brevidade”, denuncia. 

 

 O parlamentar lamenta que a Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS) adiou para o dia 19 deste dezembro deste ano (a pedido dos empresários de plano de saúde) a Resolução Normativa 259, que garante que usuários de planos de saúde o atendimento em no máximo sete dias, após a solicitação da consulta médica.  

 

 Por outro lado, Jota Pinto observa que enquanto a resolução da ANS não entra em vigor, os usuários de planos de saúde sofrem, todo tipo de humilhação impostas pelos planos de saúde. “A humilhação acontece, também, nas urgências e emergências dos hospitais, onde os pacientes que pagam no particular são atendidos primeiro”, denuncia.

 

 Na avaliação de Jota Pinto, hoje é melhor ser atendido numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do governo do Estado, que tem boa estrutura física, equipamentos novos e bons médicos, que procurar atendimento, por meio dos planos de saúde, nos grandes hospitais de São Luís. 


Banner