Cleide Coutinho pede urgência no projeto salarial dos enfermeiros

Da Assecom/Gab. da dep. Cleide Coutinho
13/09/2011 10h30

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia nesta segunda-feira (12), para pedir que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa aprecie, com urgência, o projeto de lei de autoria da deputada Valéria Macêdo (PDT), que institui o piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem no Estado do Maranhão.

O projeto de lei, que está tramitando na CCJ da Assembleia Legislativa, institui carga horária de 30 horas semanais e seis horas diárias para os profissionais de enfermagem. A proposta também fixa o piso salarial do enfermeiro em R$ 2.500, 50% desse valor (R$ 1.250) para os técnicos em enfermagem. e R$ 1.000 para os auxiliares de enfermagem.

“Tenho uma relação com enfermeiros, com a classe de amiga, de irmã, de pessoa grata. Quero aproveitar esse pronunciamento para mandar meu agradecimento aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, porque eu não teria tido o sucesso que tive se não fosse a ajuda de vocês. Nada mais justo  que dar celeridade a esse projeto de lei”, disse Cleide.

A deputada Cleide sabe que a CCJ está atarefada com a análise de dezenas de  projetos. Mas, afirmou que resolveu pedir urgência na apreciação da matéria que trata da instituição do piso salarial dos enfermeiros, para dar seu agradecimento a todos os enfermeiros existentes no Estado do Maranhão.

Cleide Coutinho confessa que ficou entusiasmada ao assistir a audiência pública, acerca do projeto, acompanhada do deputado Marcelo Tavares (PSB) e de 14 colegas de parlamento.

A pedido do Sindicato dos Enfermeiros e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a deputada Cleide juntamente com o deputado Marcelo retiraram o requerimento pedindo urgência no projeto salarial. “O requerimento criou uma espécie de celeuma nesta Casa. Confesso que assinei o requerimento de corpo, alma e coração. Ninguém me conduziu a coisa nenhuma”, disse Cleide.

A parlamentar finalizou solicitando que a deputada Valeria Macedo para que acompanhe com atenção a tramitação do projeto para que num tempo mais breve possa ser votado por esta Casa.