Deputados do PI e MA discutiram sistema de saúde, diz Luciano

icone-whatsapp
Viviane Menezes/Agência Assembleia
13/09/2011 17h57

Deputados do PI e MA discutiram sistema de saúde, diz Luciano
Foto original

O deputado Luciano Leitoa (PSB) conclamou o plenário da Assembleia Legislativa a participar do encontro que reunirá parlamentares dos estados do Piauí e do Maranhão, no próximo dia 23, com o objetivo de discutir o atendimento hospitalar oferecido aos maranhenses no Estado vizinho.

 

Na tribuna, ele destacou que a reunião é uma continuidade do debate iniciado em Teresina, mês passado, através de uma reunião conjunta que contou com a participação de 14 deputados maranhenses. “A problemática da saúde pública precisa de uma atenção especial, principalmente com relação aos estados que fazem limite com o Maranhão”, defendeu Luciano Leitoa.

 

Na visão do deputado, o primeiro encontro entre deputados maranhenses e autoridades piauienses foi importante para oferecer informações sobre o que motivou a suspensão do atendimento hospitalar aos maranhenses. A justificativa é que o repasse financeiro disponibilizado pelo Maranhão é insuficiente para atender a demanda. “A continuidade deste debate poderá trazer um solução para este problema”, apostou o deputado.

 

Durante o pronunciamento, Luciano Leitoa disse que o Maranhão sempre enfrentou dificuldade na área da saúde pública, fato que motivou a busca por atendimento no Estado vizinho, postura que, ao longo dos anos, terminou se tornando uma questão cultural.

 

Ele citou que o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, apresentou dados que revelam que 85% dos pacientes atendidos no Piauí vêm do Maranhão. Segundo o deputado, a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, afirmou que se o débito do Maranhão com o Estado do Piauí fosse atualizado o valor poderia chegar a R$ 11 milhões.


Banner