Deputada Gardênia Castelo cobra financiamento da educação

Cunha Santos/Agência Assembleia
13/09/2011 18h06

Deputada Gardênia Castelo cobra financiamento da educação

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) disse nesta terça-feira (13), em aparte ao deputado Magno Bacelar (PV) que o maior problema da educação é a falta de financiamento.

Ela lembrou que a questão foi discutida no ano passado quando ela e o deputado Pavão Filho faziam parte da Comissão de Educação e tiveram a oportunidade de colaborar na elaboração do Novo Plano de Educação. Ficou claro, segundo Gardênia, que realmente há uma grande carência de recursos públicos para a educação. “Salvo engano, somente 4% do Produto Interno Bruto é investido no setor”, disse.

Essa realidade, conforme a parlamentar, deve ser mudada lá em cima, no financiamento da educação pública no país em todos os níveis, principalmente o ensino fundamental que é aonde tudo começa.

Ao cobrar o aumento de recursos para o setor, investimentos na qualificação dos professores, “fundamental para elevação do nível do ensino público”, Gardênia Castelo considerou que são os professores os grandes responsáveis pela educação de nossas crianças, dos nossos jovens.

A deputada lamentou profundamente o veto ao parecer e não aprovação do projeto do deputado César Pires que impedia a remoção dos servidores que estivessem cursando graduação para outra localidade diferente daquela onde realiza seus estudos.

Gardênia disse, ainda, que na realidade os quase seis mil municípios desse país são os mais prejudicados pois são os que menos recebem recursos para a educação. E informou que São Luís, depois de um grande esforço, atingiu o índice do IDEB para 2015 ainda este ano. “São Luís evoluiu tanto que a prefeitura oferece fardamento gratuito na rede municipal e o Programa Leite na Escola diminuiu a evasão escolar”, finalizou.