Deputados pedem união de forças em favor da BR-135 e do Aeroporto

icone-whatsapp
Agência Assembleia
13/09/2011 18h12

Deputados pedem união de forças em favor da BR-135 e do Aeroporto
Foto original

 

Deputados dos blocos governista e de oposição manifestaram, na manhã desta terça-feira (13), preocupação em relação às obras de restauração do Aeroporto Cunha Machado e de trechos da BR-135, que cortam o Maranhão. Eles defenderam a necessidade de união de forças tanto da bancada federal quanto da estadual, para que as obras reclamadas pela população sejam o quanto antes realizadas. Abordaram o assunto, durante a sessão, os líderes do governo na Assembleia Legislativa,

 

Manoel Ribeiro (PTB), e da oposição, Marcelo Tavares (PSB), além dos deputados Rigo Teles (PV), Eduardo Braide (PMN), Magno Bacelar (PV), Cleide Coutinho (PSB), Carlos Alberto Milhomem, Neto Evangelista (PSB), Hélio Soares (PP) e Rogério Cafeteira (PMN). Em seu discurso, Manoel Ribeiro disse que falhas da Infraero podem estar prejudicando o funcionamento normal do Aeroporto Hugo da Cunha Machado.

 

“No ano passado”, informou Manoel Ribeiro, “houve a queda daquele hangar onde servia de estação de passageiros do aeroporto. Improvisaram umas tendas, essas tendas voavam quando tinha ventania, os passageiros pegavam chuvas, as malas quebravam e aí contrataram uma firma que gastou na infraestrutura um dinheiro grande e colocou um saguão de 800 m² de lona, pré-moldados, e essa firma está fazendo o serviço lá no aeroporto”.

 

Preocupados com a situação crítica do cronograma de recuperação do Aeroporto Cunha Machado, tanto o deputado Manoel Ribeiro quanto o deputado Rigo Teles propuseram que sejam convidados os diretores da Infraero, para que prestem informações sobre o assunto na Assembleia Legislativa.

 

Manoel Ribeiro frisou que recentemente dirigentes da Infraero reuniram-se com a governadora Roseana Sarney e disseram que entregariam as obras do aeroporto no final de dezembro e agora estão fazendo uma concorrência de 12 meses. “É brincadeira, querem é tomar gosto com os maranhenses”, ressaltou Manoel Ribeiro.

 

O deputado Hélio Soares (PP), ao fazer uso da tribuna, lamentou a falta de infraestrutura do Aeroporto Cunha Machado, que tem causado sérios prejuízos ao Estado, que conta com potencialidades turísticas inestimáveis. “Hoje, lamentavelmente, nós acompanhamos essa desgovernabilidade administrativa do nosso aeroporto. É inadmissível que a administração faça uma licitação em cima da outra para fazer a mesma coisa provisória, substituindo tenda por tendas. Por que não fica a mesma tenda até o final de construção e depois faz nova licitação?”, questionou o parlamentar.

 

O líder do Bloco da União Democrática, deputado Eduardo Braide, reclamou da situação da BR-135, que tem sido palco de diversos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Ele aproveitou para fazer um pedido: que a presidente Dilma Rousseff só venha ao Maranhão quando tiver a disposição de anunciar a duplicação da BR-135. Eduardo Braide frisou que, recentemente, a classe política do Ceará se uniu e fez inclusive um Rally na entrada de Fortaleza, e “foi quando toda a classe política se reuniu no sentido de sensibilizar o governo federal e o Ministério dos Transportes para que desse agilidade nas obras daquele Estado”.

 

O deputado Rigo Teles (PV) confirmou que elaborou um requerimento pedindo à Comissão de Obras para que marque uma audiência pública convidando os responsáveis pelo aeroporto de São Luís para que prestem esclarecimentos sobre o andamento das obras. “Eu queria convidar a nossa bancada federal a fazer o que fez a bancada do Ceará, porque eu acho que paciência tem limite, acho que nossa paciência, a do povo maranhense já se esgotou”.

 

Os deputados Neto Evangelista (PSDB), Magno Bacelar (PV), Cleide Coutinho (PSB), Carlos Alberto Milhomem, (DEM) e Rogério Cafeteira (PMN) também se somaram aos demais parlamentares que reclamaram da situação em que se encontram tanto a BR-135 quanto o Aeroporto Marechal Cunha Machado.


Banner