Zé Carlos do PT propõe ações em prol da cultura ludovicense

Assecom/Gab.Dep. Zé Carlos
13/09/2011 18h49

O deputado Zé Carlos do PT pronunciou-se, durante sessão plenária desta segunda-feira (12), sobre a passagem do aniversário da cidade de São Luís, no último dia 8.

O parlamentar destacou que muitos deputados da Casa têm se comprometido em pautar os 400 anos da capital maranhense, realizando audiências públicas, inclusive, para discutir a cidade que todos almejam. Porém, ele apontou que os problemas de São Luís já são de conhecimento de todos os cidadãos maranhenses. Ele mesmo, no semestre passado, ao lançar o debate na Casa, elencou quais são os principais pontos críticos vividos pelos ludovicenses na atualidade – e o que precisa ser feito, na opinião do petista, é a associação entre as execuções e o planejamento.

“Creio que nosso principal foco não seria identificar os problemas, tratar da questão da mobilidade urbana, da saúde, da educação, da segurança, eu tenho certeza de que não seria tão mais importante do que nós tratarmos do planejamento”, ressaltou o deputado Zé Carlos.

Ele acrescentou, ainda, que não é capaz de entender como ações acontecem em todo o estado sem que antes se parta de um questionamento norteador, de um planejamento integrado. “Quero, portanto, dizer que vou participar de todos esses debates, vou levantar essa bandeira do planejamento integrado, das ações integradas. Mesmo que pontualmente elas sejam até desassociadas do planejamento maior. Mas elas não podem, nós não podemos continuar nossas gestões públicas fazendo ‘cada um por si, e Deus por todos’”, criticou o parlamentar petista.

Ao final de seu discurso, o deputado Zé Carlos propôs aos presentes que sejam realizadas doações, em forma de Emendas Parlamentares, destinadas ao fomento da cultura ludovicense. A ideia é simples, porém, com um impacto considerável: os recursos arrecadados seriam coordenados por uma comissão conjunta da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado da Cultura, para que sejam revestidos em investimento para os artistas da terra. “Todos esses recursos possuiriam um foco fundamental, o de incentivar as comemorações dos 400 anos”, concluiu o deputado Zé Carlos.