Comissão de Saúde avalia relatório sobre maternidade de Pinheiro

Waldemar Têrr/Agência Assembleia
14/09/2011 13h20

Comissão de Saúde avalia relatório sobre maternidade de Pinheiro

Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa analisou relatório enviado pelo Ministério Público sobre a situação precária de funcionamento do Hospital Municipal Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês, em Pinheiro, feito a partir de audiência pública que aconteceu no dia 15 de agosto, com a participação de autoridades públicas e comunitários.

O presidente da comissão, deputado Dr. Pádua (PP), ouviu a opinião dos participantes da reunião, os deputados Antônio Pereira (DEM), Vianey Bringel (PMDB), Stênio Rezende (PMDB) e Bira do Pindaré (PT), a respeito do relatório.

Todos leram o documento, que faz um relato minucioso da situação enfrentada pelo hospital e diante de problemas em vários setores, o Ministério Pública solicita que um novo prédio seja construído, obedecendo às normas hospitalares, e que seja reequipado.

Os parlamentares ficaram estarrecidos com a situação dramática e manifestaram que, por conta da gestão do setor de saúde em Pinheiro ser plena, o município deveria atender à recomendação do Ministério Público, mas a prefeitura alega não possuir recursos para isso.

Diante do impasse, os integrantes da Comissão de Saúde decidiram que vão levar o problema para ser analisado em conjunto com outros deputados estaduais que possuem atuação parlamentar em Pinheiro, município localizado na Baixada Maranhense. O assunto deve voltar a ser analisado na próxima reunião da comissão, quando os parlamentares decidem o que fazer com o documento enviado pelo Ministério Público.

O presidente da Comissão de Saúde confirmou também que na próxima semana o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, vai atender ao convite aprovado anteriormente para falar sobre as ações à frente da pasta.