Hélio Soares prestigia posse de superintendente regional do Incra

Da Assecom / Gab. do dep. Hélio Soares
14/09/2011 16h33

O deputado Hélio Soares (PP), destacou na sessão desta quarta-feira (14) a posse do novo superintendente regional do Incra, José Inácio Rodrigues, ocorrida ontem (13), cuja solenidade que foi bastante concorrida e também contou com as presenças dos deputados Francisca Primo (PT), Dr. Pádua (PP), José Carlos (PT), Carlinhos Florêncio (PMN), Raimundo Cutrim (DEM) e outras autoridades.

Hélio desejou boas vindas ao novo superintendente, destacando a renovação de esperança que todos os maranhenses, incluindo os agricultores rurais, quilombolas, associações e assentados sentem a cada nova diretoria que assume aquele órgão. Foi ressaltado também o trabalho dos superintendentes anteriores que muito contribuíram com os assentamentos. “Mas nós precisamos fazer muito mais ainda: as instituições que são responsáveis pela transformação social do homem do campo, principalmente, que concedam aos assentados o direito constitucional que é o direito à titularização da terra”, disse Hélio Soares.

No entendimento de Hélio Soares, o Iterma, a Funasa e o Incra precisam caminhar juntas, uma vez que essas instituições são as responsáveis pelo homem do campo e pela transformação. “Nós, na qualidade de parlamentares que lá estávamos para dar apoio a esta nova administração não mediremos esforços para que possamos adequar às leis e fazer valer os direitos de cada um garantidos pela Constituição como, por exemplo, a titularização, que é um assunto que eu venho aqui debatendo em  vários pronunciamentos,”, disse Hélio Soares.

Outros deputados também já se manifestaram a respeito do direito a titularização para que essas famílias possam desenvolver as suas atividades e até melhorar as suas próprias residências, pois, somente com a titularização vai se dar o endereço definitivo a não só aos trabalhadores rurais, mas também aqui até na própria Ilha de São Luis onde existem várias invasões, com pessoas morando há mais de 30 anos. “Nós precisamos dar uma solução para essas famílias para que se sintam protegidas pelos direitos que têm”.