Hélio propõe criação de consórcio para construção de matadouros

icone-whatsapp
Da Assecom / Gab. do dep. Hélio Soares
14/09/2011 16h39

 

O deputado Hélio Soares (PP) defendeu durante a sessão desta quarta-feira (14) a formação de um consócio entre o Estado e os municípios, num raio de 30 km, para a construção de matadouros oficiais. Segundo ele, a partir dessa iniciativa o roubo de gado, que a cada dia aumenta assustadoramente em várias regiões do Estado, diminuiria consideravelmente.

 

Hélio alertou que as quadrilhas de roubo de gado estão se especializando e ousando cada vez mais. Os ladrões encostam as carretas, retiram todo o gado e saem impunemente. Pensando em amenizar o problema é que Hélio Soares apresentou um projeto de lei, que está tramitando na Assembleia, propondo a criação de uma Delegacia Especial do Roubo de Gado. Ele destacou que a Delegacia dos Animais vai abranger todos os maus-tratos, roubo, tudo que ocorrer contra os animais. “É indispensável a criação dessa delegacia”.

 

Em relação à criação dos matadouros púbicos, Hélio Soares disse que será uma garantia para a população que ficará sabendo qual é a procedência da carne. Hoje, a situação, principalmente no interior do Estado, é bastante crítica, pois, a grande incidência de matadouros clandestinos deixa a saúde da população à mercê da própria sorte, uma vê eu essa carne, seja bovina, suína, caprina e outras não passam por nenhum tipo de inspeção sanitária.

 

Finalizando, Hélio Soares afirmou que a construção desses matadouros em nível de consórcio são indispensáveis, uma vez que não se pode imediatamente fazer um matadouro em cada cidade. “Mas em nível de consórcio pode-se minimizar esse roubo de gado que está se alastrando no Maranhão inteiro”.


 


Banner