Bira responsabiliza governo estadual por péssimas notas no Enem

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
14/09/2011 16h46

 

 O deputado Bira do Pindaré (PT) subiu a tribuna, na última terça-feira (13), para alertar os outros parlamentares sobre os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o caso da educação pública no Maranhão.

 

Inicialmente Bira elogiou o ”Jornal Pequeno”, pela publicação de uma matéria especial sobre o Enem, e lamentou a posição do Maranhão no Exame.

 

“Somos o último lugar em qualidade do ensino médio do país. Como se não bastasse 20% da população que não sabe nem ler e nem escrever, metade que não consegue chegar nem a encerrar o ensino fundamental, mais da metade não consegue concluir o ensino médio e quem consegue concluir o ensino médio tem as piores notas do Brasil, e, naturalmente, que isso não é culpa e não é responsabilidade nem do estudante, nem dos professores”, disse o deputado.

 

Segundo o petista, esse é um problema que deve ser resolvido pelo sistema de ensino maranhense, com replanejamento, que é de responsabilidade da Secretaria de Educação. O deputado destacou a audiência pública que tratou do planejamento de educação, afirmando esperar que o Plano Plurianual aponte uma direção positiva para que se enfrente a situação da educação no Maranhão.

 

“Quando critiquei a iniciativa do governo que diz respeito à profissionalização dos maranhenses, fiz uma observação construtiva, pois antes de pensar na profissionalização temos que pensar na escolaridade. A profissionalização deve vir acompanhada da escolaridade”, esclareceu Bira.

 

Conforme o Parlamentar essa é a experiência que tem respondido positivamente no Brasil, através dos IFMAs, associando escolaridade com profissionalização e a valorização dos professores e profissionais da educação. A situação dos professores já foi resolvida no Supremo Tribunal Federal, cabe ao governo do estado reconhecer a importância da classe trabalhadora e cumprir o acordo.

 

“O principal vetor para a consolidação e o desenvolvimento da educação no Maranhão, sem dúvida nenhuma, é a pessoa humana, é o profissional, é o professor, são os técnicos, portanto, são esses que precisam ser valorizados. Então, há um enorme debate para se fazer. O que se queremos é que esses indicadores nos auxiliem a encontrar soluções para os problemas que nós temos, pois não podemos esconder o sol com a peneira”, pontuou ele.

 

Para o deputado um dos passos para resolver o problema da educação no Estado é reconhecer que ele existe. Pois, os estudantes e professores sofrem muito, não só com os resultados do Enem, mas com o desenrolar da educação pública no Maranhão, que acaba resultando nos índices de educação.

 

“A dificuldade do governo em implantar um sistema eficiente é a causa deste resultado triste  e desastroso”, finalizou.

 

 


Banner