Bira lembra aniversário de 31 anos da greve da meia-passagem

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
19/09/2011 19h44

 

 O deputado Bira do Pindaré (PT) lembrou nesta segunda –fei ra(19), na Assembleia Legislativa do Maranhão, do aniversário de 31 anos da greve da meia-passagem, comemorado no último sábado (17).

 

A União Nacional dos Estudantes (UNE) celebrará essa data importante da história recente do Estado com a posse da vice-presidente da entidade (Renata Piece), na Assembleia, às 9h da próxima quinta-feira (22).

 

Bira enalteceu a luta do movimento estudantil por essa importante conquista e contra a decisão arbitrária do então Governador João Castelo. “Rendo minhas homenagens a lideranças importantes naquele momento luta e que hoje ocupam posições de destaque na trajetória política do Estado do Maranhão e que são grandes companheiros; Jomar Fernandes, Terezinha Fernandes, companheiro Joãozinho Ribeiro, Juarez Medeiros que já foi deputado nesta Casa, Agenor Gomes e tantos outros”, destacou o parlamentar.

 

HISTÓRICO DA GREVE DE 79  

 

A chamada Greve de 79 tornou-se um dos grandes momentos de mobilização registrados na história maranhense. Iniciada pelos estudantes secundaristas, revoltados com o aumento de passagens concedido de surpresa, a greve teve como lideranças estudantes universitários, que obtiveram o apoio professores e trabalhadores.

 

Em pleno tempo de Ditadura, o conjunto da sociedade vinha de um ciclo de altíssima repressão ao movimento social, com tortura, exílio e morte de muitas das lideranças democráticas do país. Sem a possibilidade de livre manifestação política, de liberdade de imprensa e direito à livre organização, o contexto motivou o apoio popular à bandeira estudantil.

 

O apoio à meia-passagem representou um grito contra a censura, o Regime Militar, a carestia, o assassinato desenfreado de trabalhadores rurais na luta contra a grilagem de terras, à falta de moradia e de comida na mesa dos maranhenses.

 


Banner