Hélio defende implantação de programa rodofluvial

Da Assecom / Gab. do dep. Hélio Soares
19/09/2011 22h05

Hélio defende implantação de programa rodofluvial

O deputado Hélio Soares (PP), apresentou indicação junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa propondo a implantação de um programa rodofluvial no Maranhão através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Trata-se de nova proposta de transporte para a área metropolitana de São Luís.

O parlamentar justifica a sua proposição considerando a relevância do programa como proposta de um planejamento de transporte hidroviário de produtos e passageiros sob a ótica de um planejamento urbano e integrado, formando uma rede rodofluvial entre as regiões metropolitanas e as diversas microrregiões do Estado do Maranhão. “Todos nós sabemos que a metropolização é de fundamental importância para nosso Estado, principalmente porque temos uma ilha, São Luís, que é rodeada de várias cidades importantes, como Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara e, agora Santa Rita. Então, é de fundamental importância que nós criemos e possamos implantar no PAC II esse programa que vai facilitar o transporte aqui na nossa capital”, destacou Hélio Soares.

Ainda de acordo com Hélio Soares, o programa deve contextualizar as condições do sistema de transporte urbano das cidades, identificar as demandas, estabelecer um sistema operacional rodofluvial integrado e a constatação de recursos para o investimento. Ele lembrou que  uma das mais antigas modalidades de transporte que se tem conhecimento é o Hidroviário; é uma modal que tem o papel importante na penetração, povoamento e ocupação de regiões interioranas e continentes. Os Rios, os lagos e os mares funcionam como caminhos naturais de ocupação, intercâmbio cultural, integração espacial e social em regiões menos acessíveis.

Hélio Soares afirmou que nas metrópoles, cada vez mais congestionadas em áreas continentais, o transporte hidroviário poderá ser integrado ao transporte rodoviário em deslocamentos urbanos, proporcionando um planejamento mais racional do sistema de transporte como um todo, reduzindo distâncias e contribuindo para melhor eficiência e eficácia do mesmo.

Ele lembrou ainda que nos países de primeiro mundo, esse sistema existe perfeitamente integrado do Plano Rodofluvial com o Plano Rodoviário, por isso, disse Hélio Soares, o Maranhão que se encontra em pleno desenvolvimento, precisa implantar esses programas porque também faz parte da Metropolização e do sistema de implantação de novas políticas indispensáveis aos usuários. “Por issoi fica aqui, através de Indicação, a minha sugestão para a implantação desse Plano Rodoviário, Rodofluvial, que vai ser muito importante em desenvolvimento para o nosso Estado".