Deputado participa de reunião nacional de políticas sobre drogas

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Alexandre Almeida
20/09/2011 11h56

 

O deputado Alexandre Almeida (PT do B) está em Brasília, onde durante a tarde desta terça-feira (20) participará de uma reunião na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

 

Na oportunidade, o parlamentar será recebido pela Diretora de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas e Secretaria Substituta Nacional de Políticas sobre Drogas, Cátia Betania Chagas.

 

Com o encontro, Alexandre Almeida pretende articular um apoio mais direto da Senad nos trabalhos da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas no Maranhão, instalada no último dia 30 de agosto, e da qual é presidente.

 

“O Maranhão, a exemplo de outros estados, também vivencia um momento complicado em relação ao consumo e ao tráfico de drogas, e precisamos de políticas públicas direcionadas para combater esse problema”, afirmou o deputado.

 

Alexandre Almeida lembrou que o Sistema de Segurança Pública, através das polícias militar e civil, vem desenvolvendo um trabalho efetivo no que diz respeito à repressão, no entanto o Estado precisa avançar nas áreas de prevenção e tratamento dos dependentes químicos. “Só conseguiremos dar respostas satisfatórias à sociedade quando conseguirmos alinhar as ações nessas três áreas: repressão, prevenção e tratamento”, ressaltou Almeida.

 

A Diretora de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas, Cátia Betania Chagas, destacou que um dos caminhos para se resolver o problema das drogas no país é através do desenvolvimento de políticas que promovam a melhoria das condições de vida dos grupos sociais em situação de exclusão. “Precisamos garantir uma expectativa de vida a esses grupos, pois a falta de uma visão de futuro torna o indivíduo uma presa fácil para as drogas”, disse Cátia Chagas.

 

De acordo com a diretora da Senad, o Brasil busca “mecanismos sustentáveis” para o enfrentamento das drogas. Segundo a diretora, 100 mil profissionais da área de segurança pública e saúde, que combatem o consumo de drogas no país, serão capacitados para esse trabalho. 

 


Banner