Deputado Zé Carlos participa de congresso municipal do PT

Da Assecom/Gab. do dep. Zé Carlos do PT
20/09/2011 12h26

Durante todo o dia do sábado passado (16), ocorreu o II Congresso Municipal da Juventude do PT, no Hotel Holiday Inn. O objetivo do encontro foi o de fortalecer o movimento no estado e agendar ações para este ano, visando maior espaço político para o partido nas eleições de 2012.

A juventude petista no Brasil atualmente anda tendo motivo de sobra para comemorar porque o cenário nunca esteve tão favorável para a sua participação no partido. No 4º Congresso Nacional Extraordinário do PT, que ocorreu em Brasília recentemente, foi aprovada a cota de 20% de cargos de direção para a juventude do PT, nas próximas eleições do Diretório do Partido.

O momento, portanto, é de organização. Em breve, serão cerca de 18 jovens ocupando cargos no Diretório Nacional, representando a possibilidade de renovação do PT, trazendo novas pautas, novas formas de diálogo, de fazer uma política diferenciada.

“Com a evolução e a ampliação de eventos como o II Congresso Municipal da JPT, certamente garantiremos a construção de bases sólidas para o PT maranhense, a fim de que a juventude seja contemplada e ao mesmo tempo possa conquistar espaços de mobilização política no Executivo e no Legislativo”, frisou o deputado Zé Carlos do PT, que participou da abertura do encontro.

O parlamentar petista também afirmou que, apesar de estar construindo nesse momento a sua carreira no partido, sempre se posicionou a favor do governo Lula e, agora, do de Dilma.

“O que estamos vivendo é uma experiência totalmente renovadora dentro e fora do PT. Devemos garantir a nossa contribuição através do diálogo e, sobretudo, do planejamento. A Reforma Política do partido não pode deixar, portanto, de ter o apoio da juventude maranhense que, juntamente com a juventude dos outros estados, garantirá os novos pilares do PT em todo o Brasil”, ressaltou o parlamentar petista.

A soma de esforços para o enraizamento do partido nas diversas esferas de pensamento político brasileiro, através da juventude petista, foi outro ponto de destaque. “Quando falamos de juventude, devemos considerar as diversas facetas da juventude brasileira. No Brasil não existe uma só juventude. Existe a negra, a pobre, a rica, a indígena, a feminina, a marginalizada. Temos muito o que acrescentar para a transformação de nosso país”, analisou Ney Jefferson, delegado federal do MDA.

O Congresso contou ainda com a importante presença de Chico Gonçalves, ex-presidente estadual do PT/MA e professor da UFMA (Departamento de Comunicação Social), que na ocasião traçou a análise conjuntural do PT no Maranhão e o cenário político do estado, em linhas gerais. Também estiveram presentes na atividade militantes políticos que protagonizaram a história do partido em nosso estado e jovens lideranças, além de demais membros da JPT.

Outros pontos de debate previstos para acontecer durante o Congresso foram: 1) Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Reforma Política, Reforma Estatutária e Eleições 2012; 2) Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer para o Brasil e para o Maranhão” e 3) Políticas Públicas, Direitos e Cidadania.

Além de Zé Carlos do PT e Ney Jefferson, compuseram a mesa de abertura do Congresso Rose Frazão, do Setorial de Mulheres Petistas; Rayanne Costa, secretária municipal da JPT; Fernando Silva, presidente do Diretório Municipal do PT; Paulo Romão, membro da Executiva Municipal e do diretório estadual do PT; Márcio Brito, secretário estadual da JPT; Virna Teixeira, secretária adjunta de Estado de Educação e Felipe Serejo, ex-presidente do DCE do IFMA.