Arnaldo destaca debate sobre saúde e alerta para acidentes

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
21/09/2011 12h11

Arnaldo destaca debate sobre saúde e alerta para acidentes
Foto original

 

Em um importante pronunciamento realizado minutos após o início da sessão ordinária desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), chamou a atenção para dois assuntos extremamente importantes para a sociedade maranhense. O primeiro diz respeito à sessão especial com o secretário de Saúde Ricardo Murad, que debateu o desenvolvimento do programa Saúde é Vida; e o segundo, um amplo debate envolvendo toda a sociedade maranhense sobre o cada vez mais crescente número de acidentes de trânsito e suas graves consequências.

 

Na parte inicial do discurso, o presidente elogiou o comportamento maduro de todos os parlamentares da Casa na sessão especial realizada no final da manhã, por toda a tarde e início da noite da última terça-feira. Melo também fez elogios à forma como a comissão de Saúde organizou o debate, ressaltando o papel desempenhado pelos deputados da base e de oposição ao governo.

 

“Quero cumprimentar a Comissão de Saúde, o próprio secretário Ricardo Murad, que permaneceu aqui durante todo este tempo trazendo os esclarecimentos necessários a esta Casa que tem a obrigação de acompanhar os trabalhos do Poder Executivo. Quero aproveitar esta oportunidade para fazer referência à forma competente, democrática em que os deputados se comportaram ontem durante esta sessão”, disse Arnaldo Melo, para em seguida acrescentar que a realização da audiência é mais um exemplo de como a Assembleia Legislativa tem cumprido seu papel constitucional. “Como deputado estadual, fiquei satisfeito pela nossa possibilidade de exigir e de exercer nossa prerrogativa parlamentar e de exigir aqui os esclarecimentos em tudo aquilo que possa nos parecer de importância para o povo do Maranhão.”

 

Da mesma forma em que registrou a importância em buscar esclarecimentos sobre o Saúde é Vida, o presidente Arnaldo Melo disse que outro amplo debate sobre as graves consequências do número de acidentes de trânsito em todo o Estado se torna a cada dia mais necessário. Ele pediu à mesma comissão de Saúde que tome providências para que organize audiências públicas e reuniões sobre o assunto.

 

“A sociedade padece de forma terrível com o traumatismo de trânsito provocado pelas motos no Brasil e no Maranhão. Ontem ouvimos aqui referências rápidas sobre o número, o porcentual de acidentados de moto no nosso Estado. É uma questão que temos que tratar com muita seriedade, os deputados podem inclusive levantar este movimento, trazendo para este debate a Federação dos Municípios, o Detran e as secretarias de Saúde, Educação, Justiça e Segurança, para que possamos estabelecer uma política e gerir esta situação caótica não apenas no Maranhão, mas em todo o país”, alertou.

 

O presidente finalizou afirmando que a sociedade anseia por medidas que minimizem o número e consequências destes acidentes. “É assustadora a situação se nos debruçarmos sobre a questão no Ministério da Saúde, nas Secretarias de Estado e de Municípios da Saúde e também o rombo que está causando na Previdência do Brasil, com as despesas de DPVAT, as despesas de assistência médica e previdenciária que são causadas pelos inúmeros acidentes de motos causados no nosso país. É uma situação realmente que não dá mais para a sociedade suportar, pais, mães de famílias com certeza estarão solidários a este trabalho da Assembleia”.  

 


Banner