Eduardo Braide destaca importância do programa Saúde é Vida

icone-whatsapp
Agência Assembleia
22/09/2011 12h56

 

O deputado Eduardo Braide (PMN) declarou, na manhã desta quinta-feira (22) que, mesmo enfrentando críticas de parlamentares da Oposição, o programa “Saúde é Vida”, coordenado pelo secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, tem uma inegável importância.

 

“O programa ‘Saúde é Vida’ é, na verdade, uma ação do governo do Estado no sentido de fazer a sua parte no que diz respeito à saúde pública. Agora, é natural que um programa como esse sofra criticas”, afirmou Eduardo Braide, reafirmando que, na área da saúde, o Governo do Maranhão está fazendo a sua parte.

 

Braide observou que, se não houver realmente uma interação entre o governo federal, o governo do Estado e os municípios, o Sistema Único de Saúde não funciona plenamente como deve funcionar.

 

Em seu discurso, depois de elogiar a explanação feita pelo secretário Ricardo Murad na terça-feira (20), no plenário da Assembleia, Eduardo Braide também salientou o papel exercido pela Oposição.

 

“Quero parabenizar a Oposição, porque a Oposição serve exatamente para isso: para fiscalizar e para cobrar das ações do Governo do Estado que elas realmente estejam na linha mais correta”, afirmou Eduardo Braide.

 

Ele afirmou que foi da maior importância o debate travado na terça-feira entre os deputados e o secretário Ricardo Murad, porque ficou demonstrado que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão sendo inauguradas e a assistência à saúde pública começa efetivamente a melhorar.

 

Eduardo Braide disse que deve haver, também, uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, para desafogar o atendimento na rede pública da capital maranhense: “Eu ficaria muito feliz se essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura fosse estendida ao hospital de emergência da Prefeitura. Quem sabe o Governo do Estado não pode encontrar uma área, para que ceda à Prefeitura se o problema ainda for esse, ou seja, a questão de haver uma área adequada”, afirmou Braide.

 

Para que o Sistema Único de Saúde possa funcionar efetivamente como está previsto na Constituição Federal, Eduardo Braide acha que deve haver uma união de esforços da bancada federal maranhense com a bancada da Assembleia Legislativa do Estado, como também uma união de esforços entre prefeitos e vereadores.

 

“Eu espero que, em relação ao Programa Saúde é Vida, a Oposição continue realmente dando as suas contribuições. Mas não pode também querer de alguma forma satanizar este Programa Saúde é Vida como se nada que viesse dele fosse bom. De modo que eu espero também que, nos próximos dias, o Governo do Estado possa inaugurar as outras unidades de saúde que ainda estão faltando, e então caberá a nós cobrar um atendimento eficiente, um atendimento humanizado, um atendimento que realmente venha a ser digno da população do Maranhão”, ressaltou Eduardo Braide, ao concluir seu pronunciamento.

 

 


Banner