Stênio Rezende defende gestão de Ricardo Murad à frente da Saúde

Waldemar Terr/Agência Assembleia
22/09/2011 15h47

Stênio Rezende defende gestão de Ricardo Murad à frente da Saúde

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, Stênio Rezende (PSDB), foi à tribuna, na sessão desta quinta-feira (22), para defender a gestão do secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, das críticas continuadas da oposição. Rezende explicou que não participou da audiência pública com o secretário, porque estava viajando, mas que aproveitou o pronunciamento para defender as ações do governo. “Estive com a Comissão de Saúde na Câmara Federal e com alguns ministros do governo da presidente Dilma, incluindo o ministro Edison Lobão, mas acompanhei atentamente, passo a passo, o acontecido aqui nas últimas 48 horas”, informou.

Stênio Rezende parabenizou o deputado Tatá Milhomem (DEM) pelo pronunciamento que fez sobre a área de saúde e acusou a oposição de haver pego o secretário Ricardo Murad para bode expiatório, enquanto existem outros temas importantes a serem debatidos, a exemplo da duplicação da BR-135.

“O que a gente vê é a oposição bater dia e noite na saúde, parece que não tem outro assunto; pegou o deputado Ricardo para bode expiratório. Será que não tem um assunto tão grave também quanto essa BR-135.  Só quem fala da BR 135 aqui são os deputados da base do governo, eu não vejo os deputados da Oposição falar dá duplicação da BR 135 que está aí sendo protelada dia após dia, e não tem uma semana que não fique gente sem morrer na BR-135, mais precisamente no Campus de Perizes.  Só se bate na saúde, quando não é no Governo do Estado, é no governo municipal”, afirmou Stênio.

De acordo com Stênio Rezende, “em nenhum outro Estado deste país se está investindo tanto quanto aqui no Maranhão”, mas mesmo assim a oposição continua a fazer críticas. “O Governo do Estado está fazendo é dando condições com qualidade e quantidade para atender melhor a nossa população. Foram quatro hospitais inaugurados, mas vão ser 72, que estão sendo todos concluídos no programa Saúde é Vida e irão ser todos inaugurados e equipados e entregue à população. A governadora, sensível com a causa, não está medindo esforços, dando inclusive uma contrapartida do Estado para que o hospital funcione”, garantiu.

Segundo o líder do bloco governista, são essas obras que vão efetivamente mudar a vida das pessoas que precisam ser atendidas e que as críticas precisam ser construtivas. “Com o funcionamento das UPAs, já inauguradas aqui na capital, são milhares de pessoas atendidas. Se não existissem essas UPAs estariam correndo para os Socorrões, para as Unidades Mistas, para os Postos de Saúde, e que eles também têm que funcionar, mas nesse atendimento primeiro nenhum tem a estrutura que a UPA oferece, com a qualidade que UPA oferece”.

Na avaliação de Stênio Rezende, muitos se surpreendem  com o grau de conhecimento da área de saúde por parte do secretário Ricardo Murad. “Inteligentíssimo, ele está fazendo a grande diferença na Secretaria de Saúde”, lembrando  do ex-ministro da Saúde José Serra, que não era da área, mas que foi um dos grandes ministros que o Ministério da Saúde já teve”.

Sobre a postura do oposicionista Marcelo Tavares, Stênio Rezende afirmou que, tendo acompanhado a audiência pela internet e a análise feita pela imprensa, a postura dele foi diferente. “Vi o deputado Marcelo nessa tribuna, às vezes, aos gritos, bater na saúde do Estado, no Governo, no Ricardo; e não foi com essa mesma ênfase que eu o vi debatendo com o secretário de Saúde. Depois eu vi pela imprensa alguns jornalistas dizendo que ele teria amarelado. Eu não sei, não deu para vê se ele amarelou! Agora não foi com a mesma ênfase, não foi”, enfatizou.

Diversos deputados fizeram apartes ao pronunciamento de Stênio Rezende, a exemplo de Tatá Milhomem, Manoel Ribeiro (PTB), Valéria Macedo (PDT) e Marcelo Tavares (PSB).