Eliziane participa de Seminário em Defesa das Escolas para Surdo

Da Assecom/Gab. da dep. Eliziane Gama
23/09/2011 15h13

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) participou, na manhã desta sexta-feira (23), do Seminário Estadual em Defesa das Escolas de Bilíngüe para Surdos. O evento é uma realização da Associação Maranhense de Surdos e teve como objetivo discutir a proposta de criação de escolas com línguas de sinais no Plano Nacional de Educação.

“Esta é uma luta histórica desencadeada em todo o Maranhão para que as pessoas surdas tenham desde o primeiro momento no ambiente escolar, o estudo das libras e também com da língua portuguesa. Precisamos também discutir as deficiências dentro do serviço público como a falta de interpretes”, destacou Eliziane Gama.

Esteve presente no seminário o deputada Leo Cunha, o vereador de São Luís, José Joaquim e representantes de outras entidades como a Associação dos Surdos da Ilha de São Luís, Associação dos Surdos de Imperatriz, Coletiva de Mulheres com Deficiência e Fórum das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia.

“Precisamos estender esta consciência de inclusão de todas as formas, inclusive na saúde. Me comprometo a ajudar naquilo que for possível nos limites da Câmara de Vereadores”, disse o vereador.

Além da criação das escolas bilíngües para surdos, foram tratados ainda no encontro outros temas ligados ao respeito à língua de sinais, a interiorização do ensino das libras e a inclusão dos surdos no mercado de trabalho e o atendimento nos órgãos públicos.

Na próxima terça-feira (27), os representantes da comunidade surda realizarão na Assembleia Legislativa uma mobilização alusiva ao “Dia Nacional do Surdo” comemorado no dia 26 de setembro. Eles pretendem pedir apoio dos parlamentares a proposta de criação da escola bilíngüe para surdos.