Assembleia e FGV assinam convênio que beneficia servidor

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
26/09/2011 13h11

Dando prosseguimento ao amplo projeto que visa cada vez mais possibilitar maior qualificação aos servidores e parlamentares, a Assembleia Legislativa começou a discutir a realização de um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das mais importantes instituições de ensino da América Latina, para que sejam implantados cursos voltados à área de administração, com foco para administração pública.

O presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), recebeu dirigentes da Fundação; do Instituto Superior de Administração de Negócios (Isan), parceira da FGV no Maranhão; e da Faculdade Brasileira de Estudos Avançados (Fabea), que apresentaram a proposta a ser implantada no Legislativo Estadual.

Além do presidente, também representaram a Assembleia o diretor-geral Heraldo Marinelli, assim como os diretores Dulce Britto (Comunicação), Ivan Sarney, (Relações Institucionais); e Eduardo Ribeiro (Recursos Humanos).

O encontro foi realizado no final da manhã da última quinta-feira (22), na sala da presidência, quando o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação e diretor de Integração Acadêmica da FGV, Antônio Freitas, destacou as potencialidades locais e a necessidade de se qualificar cada vez mais profissionais voltados à gestão pública. “O Maranhão é uma terra de grandes oportunidades, principalmente quando se fala de recursos naturais e a cada dia se torna necessária a atualização destes profissionais, para que tenham uma visão ampla não só dos desafios de hoje, mas para os futuros”, afirmou.

Além da capacitação, a entidade também se propôs a realizar um planejamento para otimizar a administração da Casa, parceria moldada na que foi realizada entre a própria FGV e o Senado Federal no ano passado.

Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Superior (CES), Antônio Freitas informou ao presidente que a proposta de sua entidade inicialmente contemplou cursos de ensino tecnológicos e de Ciências da Administração Pública, com disciplinas que seriam aproveitadas em cursos de Mestrado. “Esta é uma novidade que com certeza outros Estados vão querer compartilhar”, acrescentou Freitas. Com relação a cursos de Doutorado, o Pró-reitor sugeriu a utilização da estrutura de sua rede de parceiros no Brasil e até em outros países.

O presidente Arnaldo Melo também fez uma leitura parecida, afirmando que os grandes investimentos que começam a implantados no Maranhão não só pela administração estadual, como também pela iniciativa privada, precisarão de gestores qualificados. “São investimentos da ordem de mais de R$ 100 bilhões, mas ainda somos um dos estados em que os índices sociais ainda não são os esperados. Tenho certeza de que realizando um planejamento estratégico, com pessoas certas nos locais certos, tudo o que a Fundação fizer para a Assembleia, estará fazendo para o Maranhão.”

Ele destacou ainda a importância da parceria e o efeito multiplicador que ela trará não apenas para os membros da Casa, mas para o Estado em geral. “Em boa hora a Assembleia discute com a FGV a implantação. Vamos reunir a Mesa Diretora, porque temos uma gestão compartilhada e que sempre busca o melhor para os nossos servidores e deputados, disponibilizando toda a estrutura que for possível a serviço deste projeto”, acrescentou.

Esta não é a primeira iniciativa da atual Mesa Diretora voltada à qualidade e excelência de ensino. Antes, já foram celebrados convênios e parcerias com as universidades Federal (UFMA) e Estadual (Uema) do Maranhão, uma forma de difundir o conhecimento gerado nas duas instituições.