Relatório detalhará situação da saúde na Macro Região de Caxias

Glaucio Ericeira / Agência Assembleia
27/09/2011 18h49

Relatório detalhará situação da saúde na Macro Região de Caxias

Uma comissão, formada por representantes do Governo do Estado e das prefeituras que integram a chamada Macro Região de Caxias, irá apresentar, neste próximo mês, um relatório detalhado sobre a situação do setor da saúde de 48 municípios maranhenses, inclusive com sugestões para resolver a problemática envolvendo o atendimento de pacientes maranhenses nas unidades de saúde do Piauí.

A formalização do grupo de trabalho foi definida nesta terça-feira (27), durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Além dos deputados Dr. Pádua (PP – presidente da Comissão de Saúde), Alexandre Almeida (PT do B), Cleide Coutinho (PSB), Antônio Pereira (DEM), Luciano Leitoa (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), Valéria Macedo (PDT), André Fufuca (PSDB) e Vianey Bringel (PMDB); participaram do encontro secretários municipais de Saúde de várias cidades que formam a Macro Região de Caxias.

“Os membros da comissão irão diagnosticar todos os problemas no setor da saúde destes municípios, inclusive os gerados em função desta problemática envolvendo Maranhão e Piauí. Com base neste relatório, iremos convocar uma nova reunião com as autoridades do Estado do Piauí [gestores estaduais de saúde e deputados estaduais] no intuito de encontrarmos uma solução definitiva para este impasse”, explicou Dr. Pádua.

Durante a reunião na Assembleia Legislativa, os secretários municipais de Saúde e representantes das prefeituras, além de cobrarem uma solução definitiva para o imbróglio envolvendo Maranhão e Piauí, também reclamaram da escassez de recursos financeiros, principalmente os repassados pelo Ministério da Saúde.

“Os municípios precisam ser fortalecidos, através da implantação de novos serviços de saúde e também por meio do aumento dos repasses por parte do Governo Federal. Com um sistema de saúde forte, os municípios maranhenses não precisarão depender do Piauí”, avaliou o secretário municipal de Saúde de Caxias, Vinícius Araújo.

Terezinha de Jesus Aquino, secretária municipal de Saúde de Presidente Dutra, cobrou a instalação imediata do PPI (Programação Pactuada e Integrada) como forma de definir os serviços que os municípios maranhenses poderão executar nas unidades de saúde de Teresina. “Com a pactuação, iremos delinear os serviços que cada cidade necessita. Além disso, através do PPI não haverá mais esta confusão de dívida entre os Estados”.

Maria do Socorro Furtado, secretária municipal de Saúde de Duque Bacelar, elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa, através da sua Comissão de Saúde, de tentar resolver a problemática e, desta forma, incentivar o desenvolvimento do setor da Saúde no interior do Estado.