Dom Vilson Basso receberá título de cidadão maranhense

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
28/09/2011 13h14

 

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta feira (28), em segundo turno, projeto que concede título de cidadão maranhense a dom Vilson Basso, de autoria do deputado estadual Bira do Pindaré (PT). O petista justifica o projeto pelo o engajamento do religioso nas lutas do Estado.

 

Dom Vilson Basso nasceu nas "barrancas" em Lajeado Capivara, Cinqüentenário, Tuparendi no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 16 de fevereiro de 1960.

 

Dom Vilson chegou ao Maranhão em janeiro de 1986, enviado como missionário ao Maranhão, onde trabalhou, inicialmente, em Santa Inês, São Luís e Alto Alegre do Pindaré. Foi também assessor da Pastoral da Juventude na Diocese de Viana, na Arquidiocese da Capital e na Regional Nordeste V da CNBB. Em 1991 viajou para Bogotá, na Colômbia, para fazer especialização em Planejamento Pastoral na Universidade Javeriana, dos Jesuítas.

 

Em 1998, como pároco em Santa Luzia do Tide coordenou a construção de uma grande Igreja Paroquial, e no mesmo período foi coordenador de pastoral da Diocese de Viana. De 1993 a 2004 foi professor de Planejamento Pastoral no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - Iesma.

 

Em 2004 e 2005 foi pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em São Luís. Novamente dom Vilson viaja para o exterior a fim de aprofundar seu conhecimento e conseguir ajudar mais pessoas.

 

No dia 19 de março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias, pelo papa Bento XVI. A Ordenação Episcopal de dom Vilson aconteceu no dia 30 de maio de 2010 na Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Cinqüentenário, Tuparendi (RS); e a Missa de Posse aconteceu no dia 19 de junho daquele mesmo ano, no Ginásio Municipal da cidade de Caxias.


 


Banner