Profissionais do Secretariado são homenageados na Assembleia

Viviane Menezes/Agência Assembleia
03/10/2011 19h28

Profissionais do Secretariado são homenageados na Assembleia

Os profissionais do secretariado, que tem como data comemorativa o dia 30 de setembro, foram homenageados nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa, durante pronunciamento do deputado Neto Evangelista (PSDB), que ocupou o tempo do grande expediente (30 minutos) para descrever a importância da função, ressaltando pontos de uma história de luta, marcada por conquistas e perseverança.

“Esses profissionais, que se dedicam diariamente a prestar assessoramento aos gestores públicos, e também do setor privado, merecem de todos nós o justo reconhecimento, pois eles desempenham o seu trabalho com extrema fidelidade, competência e responsabilidade”, declarou Neto Evangelista.

O reconhecimento repercutiu no plenário e diversos deputados se revezaram em apartes para também registrar homenagens à categoria. Falaram os deputados Cleide Coutinho (PSB), Zé Carlos (PT), Francisca Primo (PT), Carlos Amorim (PDT) e Marcos Caldas (PRB).

A presidente do Sindsema (Sindicato dos Secretários e Secretária do Maranhão), Nilzenir Ribeiro, falou em nome da categoria, agradeceu a homenagem e conclamou os deputados a abraçarem uma antiga reivindicação da classe: a criação do Conselho do Secretariado.

Segundo Nilzenir Ribeiro, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do conselho foi apresentado em 2003, está sob a análise do Ministério do Trabalho e deverá ser submetido à apreciação do Congresso Nacional. Ela destacou que as entidades representativas da categoria, no âmbito federal e estadual, estão mobilizadas para conquistar o apoio dos parlamentares em favor da causa. Ela pediu que os deputados estaduais somassem forças e assinassem uma lista de adesão.

Ao encerrar sua participação, Nilzenir Ribeiro lembrou que a luta da categoria sempre contou com o apoio do ex-deputado João Evangelista, pai de Neto Evangelista, falecido há 2 anos. Nilzenir Ribeiro passou às mãos de Neto Evangelista uma placa de reconhecimento que deveria ser entregue a João Evangelista.

Ao presenciar a homenagem, a secretária Ana Maria Viegas (Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa) avaliou positivamente a homenagem sob ângulos distintos: “primeiro, é gratificante presenciar, publicamente, o reconhecimento profissional. Segundo, é um fato revigorante, porque nos mostra que a nossa luta tem sentido e pode prosperar”.

DEDICAÇÃO E LUTA

Em seu discurso, Neto Evangelista descreveu o universo do secretariado, a partir de um resgate histórico, e ressaltou a dedicação desses profissionais que, na sua avaliação, “vivem o dia a dia de seus superiores e são os principais responsáveis pelos êxitos alcançados”.

Para realçar a importância da função, ele destacou que a contribuição da categoria vem de longe, desde a civilização da Grécia e Roma antiga, embora a profissão só tenha sido reconhecida oficialmente no ano de 1850.

Neto Evangelista lembrou que no Brasil os primeiros passos de organização foram registrados em 1960, no Rio de Janeiro, com a criação do “Clube das Secretárias”. A regulamentação da profissão só veio em 30 de setembro de 1985 com a lei nº 7.377/85.

Após uma abordagem histórica, Neto Evangelista destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo sindicato de classe, que tem como um dos principais papéis aglutinar a categoria para melhorar a qualificação dos seus quadros. Ele citou as líderes pioneiras no Maranhão: Dalti Calvet e Antônia Alves Cardoso. “Agora o sindicato está nas mãos seguras dessa grande timoneira: Nilzenir Ribeiro”, disse Evangelista.

“Desejo que o sindicato da classe continue  a sua luta pela libertação das amarras que tem dificultado o seu avanço e que possa a legislação vigente ser ampliada e fortalecida em sua viga mestra: o respeito  e a grandeza do trabalho que executam esses companheiros e companheiras”, finalizou Evangelista.

APARTES

Os deputados Cleide Coutinho, Zé Carlos, Francisca Primo, Carlos Amorim e Marcos Caldas se revezaram nos apartes para prestar homenagens aos profissionais do secretariado.

“Esses profissionais se fazem indispensáveis. Revestidos pela honestidade, eles têm a capacidade de aliar carinho e firmeza, harmonia pessoal e profissional, sempre prontos para nos ajudar”, declarou Cleide Coutinho.

O deputado Zé Carlos destacou que esses profissionais sempre foram fundamentais na sua vida profissional, desde quando exerceu cargos de gestão na Caixa Econômica Federal até os dias atuais, no exercício de um mandato parlamentar.

Francisca Primo lembrou que exerceu a função de secretária antes de iniciar sua trajetória política. “É muito justa essa homenagem”, declarou.

O deputado Marcos Caldas, que estava presidindo a sessão, falou em nome de todos os deputados e disse que o plenário estava honrado por fazer esta homenagem, especialmente por contar com a presença de um público especial: profissionais do secretariado que ocuparam parte do plenário Nagib Haickel.