Hélio quer inclusão do Maranhão no Projeto "Parque das Copas"

Assecom/Gab.Dep.Hélio Soares
04/10/2011 17h08

Hélio quer inclusão do Maranhão no Projeto "Parque das Copas"

O deputado Hélio Soares (PP) deu entrada em uma indicação requerendo à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa que encaminhe ofício ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, solicitando providências no sentido de incluir os Parques dos Lençóis Maranhenses, dos Guarás, Turiense, Chapada das Mesas e o Delta do Parnaíba no Projeto “Parque da Copa’.

Em pronunciamento, Hélio Soares defendeu a sua propositura, considerando o charme e a beleza natural de cada parque e a posição geopolítica do Estado do Maranhão, próximo a uma das 12 cidades sede da copa do mundo de 2014. Além disso, lembrou o parlamentar, o Maranhão é possui uma das sete maravilhas de belezas naturais do mundo. “O Parque dos Lençóis e o Parque Nacional Chapada das Mesas, com seu charme e muita beleza, não podem ficar de fora de um projeto dessa envergadura”.

Está prevista a aplicação de algo em torno de 668 milhões em infraestrutura para receber o turista que vem para assistir a copa do mundo e prolongar o seu tempo de permanência no Brasil, principalmente no Maranhão. Hélio Soares afirmou que a parceria esporte, parque e turismo é bastante salutar para a imagem do Brasil e do Maranhão lá fora.

“A idéia é aumentar o fluxo de turista no país, dinamizar as economias locais e regionais, gerar trabalho e renda para os nativos das cidades”, disse ele, lembrando que os recursos do Projeto serão aplicados na criação de trilhas, capacitação de profissionais especializados e toda infraestrutura necessária para atender o turista de todas as partes do mundo.

Na África do Sul, por exemplo, foram oferecidos, além dos estádios, os parques nacionais para que as pessoas pudessem visitar e conhecer as belezas naturais das cidades. No Brasil, a idéia é a mesma com o Projeto “Parque da Copa”. “Espero que a direção da Casa, como tem se interessado por vários problemas e assuntos com o que diz respeito à nossa sociedade, engrandecendo, protegendo e garantindo a cidadania, também se empenhe nesse projeto”, disse Hélio Soares, lembrando que já levou o assunto ao conhecimento da  governadora Roseana Sarney “que tem o espírito de valorização e de engrandecimento do Maranhão”.

BARREIRINHAS

Hélio Soares também afirmou que manteve contato com o ministro Gastão Vieira  com relação às pistas de Barreirinhas, e que o ministro teria afirmado que máximo 60 dias as pistas do aeroporto vão ser liberadas.Hélio também  manteve contato com o pessoal da  Prefeitura de Barreirinhas sobre um oficio onde o prefeito se comprometeria com a administração do aeroporto, em relação à vigilância para com os animais, cercando a área, dando garantias para que as pista possam funcionar.

Ele afirmou que na próxima quinta-feira  participará de uma  audiência em Barrerinhas, com os técnicos, onde eles vão me dizer em quanto tempo estará homologado esse ofício. Hélio também agradeceu ao presidente Sarney que o ajudou com relação às audiências com a ANAC e com o Ministro da Defesa, para que agilizasse a liberação dessas duas pistas, que são de fundamental importância para o turismo, não só do Maranhão, mas do Brasil. “É inadmissível falarmos em desenvolvimento sem que tenhamos infraestrutura ao menos de deslocamento ao nosso Parque dos Lençóis, que é umas das sete maravilhas do mundo”.