Marcos Caldas pleiteia instalação de parque zoobotânico em SL

icone-whatsapp
Leno Edroaldo/ Agência Assembleia
04/10/2011 17h28

Marcos Caldas pleiteia instalação de parque zoobotânico em SL
Foto original

 

A instalação de um parque zoobotânico na capital maranhense pode virar realidade muito em breve. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcos Caldas (PRB), solicitou o encaminhamento de ofício ao governo do Estado para que sejam tomadas providências no sentido de que uma área propícia seja destinada à criação do parque.

 

Um dos argumentos utilizados pelo parlamentar é a necessidade de se preservar o patrimônio natural do Estado, principalmente com a expansão imobiliária e o constante crescimento populacional, verificados nos últimos anos em todo o país. O deputado defende ainda a tese de que esse avanço causa um grande desequilíbrio ambiental, sem que aconteça um trabalho de recuperação nas áreas degradadas.

 

“Diante dessa realidade, urge a preocupação sobretudo no que diz respeito aos fatores climáticos e ambientais, tudo isso aliado ao trabalho educativo que venha contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental, pois a qualidade de vida nas cidades integra fatores naturais e sociais.”

 

Uma destas ações seria exatamente a criação do parque zoobotânico. “São Luís, a exemplo das demais cidades brasileiras, necessita de espaços verdes bem estruturados e opções de lazer, tendo em vista as ameaças de extinção de espécies, em função do desmatamento desordenado, que vem acontecendo em ritmo acelerado. A implantação do parque resultará em impacto positivo sobre a paisagem, uma vez que tornará a vegetação mais densa, com a recuperação da mata nativa, o que favorecerá o clima e evitará a erosão.”

 

Caldas reiterou sua solicitação, informando que a transformação de espaços urbanos em parques é uma tendência mundial e que se constitui em uma estratégia viável para o ordenamento e valorização das cidades. “A área, além de servir de local turístico, também será voltado para a preservação e mostra dos ecossitemas maranhenses e oferecerá serviços de infraestrutura e suporte para nossos visitantes”, finalizou


Banner