Comissão dá continuidade aos trabalhos pelos 400 anos de São Luís

Viviane Menezes / Agência Assembleia
10/10/2011 19h02

Comissão dá continuidade aos trabalhos pelos 400 anos de São Luís

A comissão consultiva, criada pela Assembleia Legislativa para apresentar um plano de ações em comemoração aos 400 anos de São Luís, realizou nesta segunda-feira (10) sua terceira reunião de trabalho. Durante o encontro, ficou definido que os membros da comissão apresentarão suas propostas por escrito, que devem ser discutidas pelo grupo até chegarem ao consenso em torno de uma “ideia-força”, expressando o sentimento do grupo.

Segundo o presidente da Comissão Consultiva, Ivan Sarney (diretor Institucional da Assembleia Legislativa), os membros da comissão podem apresentar propostas envolvendo os mais variados diversos setores, pois a Casa buscará parceiras, pública e privada, para colocar o projeto em prática. “Não vamos nos inibir em apresentar propostas”, disse.

Ivan Sarney destacou ainda que os trabalhos da comissão culminarão com a Carta de São Luís, compendiando as idéias discutidas pelo grupo.

Uma das propostas discutidas na reunião foi apresentada pelo desembargador aposentado Milson Coutinho, que sugeriu a popularização das imagens do rei Luís XIII e da rainha-mãe Maria de Médice. Ele explicou a imagem dos fundadores de São Luís é pouco conhecida pela população.

Para facilitar o trabalho, Milson Coutinho disse que dispõe de um arquivo digital, de excelente resolução, contendo as imagens dos referidos personagens, em uma pintura assinada pelo artista holandês Rubens.

A desvalorização da história regional, como é o caso da fundação da cidade de São Luís, é uma preocupação manifestada de forma recorrente pela comissão. Durante a última reunião, destacou-se que os simulados do Enem, hoje aplicado nos processos seletivos da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e que também poderá ser usado pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), distancia ainda mais os estudantes dessa história, pois o foco é maior para a cultura nacional, onde mais se destaca a região Sudeste.

De acordo com a Resolução Administrativa, a comissão tem um prazo de 90 dias para apresentar o relatório. Como foram instalados no dia 16 de agosto, os trabalhos devem ser encerrados em meados do mês de novembro.

A Comissão Consultiva é integrada por Benedito Bogéa Buzar, Haroldo Olympio Lisboa Tavares, Helidacy Maria Muniz Correia, Maria Raimunda Araújo, Luiz Phelipe Andrés, Regina Helena Martins de Faria, Milson de Souza Coutinho, Maria José Duaillibe Cassas Gomes, Jomar da Silva Moraes, Eliezer Moreira Filho, Carlos Frederico Lago Burnett e Zelinda Machado de Castro e Lima.