Neto Evangelista pretende instituir Dia Estadual do Fisioterapeuta

Viviane Menezes / Agência Assembleia
13/10/2011 13h12

Em homenagem do Dia Nacional do Fisioterapeuta e dos Terapeutas Ocupacionais, comemorado em 13 de outubro, o deputado Neto Evangelista (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (13) que apresentará um projeto de lei instituindo o dia 10 de novembro como o Dia Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

A data escolhida por Neto Evangelista (10 de novembro) é a mesma em que a Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública para discutir sobre organização profissional da categoria. “Acredito que o 10 de novembro será um marco na história dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais”, declarou.

Durante o pronunciamento, Evangelista destacou a passeata realizada pelos profissionais na última quarta-feira (12), na Avenida Litorânea. Ele lamentou o fato de não estar presente ao encontro, em razão de problemas de saúde.

Evangelista também estimulou e manifestou apoio à categoria com relação às reivindicações de classe. “Esses profissionais não têm sindicato e também ainda não tem o CREFITO - Conselho Regional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais”. Segundo ele, os profissionais maranhenses estão unidos ao Crefito nº 12, regional de Belém, Estado do Pará.

O deputado também destacou a importância do papel do fisioterapeuta na vida das pessoas que necessitam de tratamento especial. Ele citou que o exercício fisioterapêutico foi fundamental enquanto o seu pai, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado João Evangelista, lutava contra o câncer. “Esses profissionais ajudaram muito para que ele, no decorrer da sua doença, tivesse uma vida melhor”, afirmou.