Terminal de Grãos aumentará capacidade do Itaqui, diz Stênio

icone-whatsapp
Waldemar Terr
13/10/2011 15h10

Terminal de Grãos aumentará capacidade do Itaqui, diz Stênio
Foto original

 

O deputado Stênio Rezende (PMDB) anunciou, na sessão desta quinta-feira (13), que na próxima semana vão ser abertos os envelopes da licitação do Terminal de Grãos do Estado do Maranhão (Tegram), que vai dar as condições para que o Porto do Itaqui exporte uma quantidade maior de grãos. Rezende disse que se hoje o porto tem uma capacidade de exportar 2 milhões de toneladas de grãos por ano, com o terminal os números podem chegar a 10 ou 12 milhões de toneladas.

 

De acordo com o deputado, o Tegram vai permitir também que o Porto do Itaqui tenha condições de receber a produção do Centro-Oeste brasileiro e de partes do Mato Grosso, Tocantins, Goiás, além de toda a produção do Piauí e do Maranhão.

 

 “Nesse terminal de grãos são mais de 100 empresas nacionais e internacionais participando da licitação, daí a importância sem dúvida nenhuma desse projeto do Governo do Estado, projeto este, iniciado ainda em 2004 e que nós sempre defendemos nesta Casa, que é orçado hoje em mais de R$ 260 milhões”, afirmou.

 

Stênio Rezende revelou que exatamente no dia 18 deste mês haverá a abertura dos envelopes, marcando a fase final da concorrência pública. Passada essa etapa, de acordo com o deputado, não haverá mais nenhum problema pela frente a não ser a execução desse projeto no Porto do Itaqui.

 

O parlamentar contou que é através da Vale, via porto da Ponta da Madeira, que sai atualmente a exportação de grãos do Estado, com uma estrutura montada pela própria Vale, atendendo única e exclusivamente o Maranhão e uma pequena parte do sul do Piauí e uma pequena parte do oeste do Tocantins.

 

Stênio Rezende registrou ainda o empenho de autoridades como Luis Carlos Fonsatti e o secretário da Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, além da própria governadora Roseana Sarney, “que não mediram esforços no sentido de efetivamente ver o terminal de grãos na fase que se encontra, e como sabemos, já, já irá avançar após essa licitação”.


Banner