Presidente Arnaldo Melo visita o projeto Sol Nascente do Gedema

Ribamar Santana / Agência Assembleia
16/10/2011 18h33

O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), visitou na manhã deste domingo (16), acompanhado da primeira dama e presidente do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), Valderez Melo, o projeto Sol Nascente, na sede da Associação dos Servidores da Assembleia, no Maiobão. O projeto trabalha com 96 crianças (meninos e meninas), na faixa etária de 9 a 17 anos, de escolas públicas de bairros da periferia de São Luís.

O projeto Sol Nascente, inicialmente voltado para as crianças do bairro da Ilhinha e somente com a prática de esporte e de canto coral, é desenvolvido há sete anos e foi idealizado na gestão do presidente João Evangelista . Agora, sob o comando de Valderez Melo, o Gedema retomou o projeto e ampliou suas atividades. “Contamos, agora, além dos esportes como futebol, voleibol e xadrez, estamos oferecendo oficinas de dança, canto coral, violino e instrumentos de sopro como clarinete e saxofone”, informou Elvis Fran, pedagogo, e coordenador do projeto.

Depois de visitar todas as oficinas e de conversar com as crianças, o deputado Arnaldo Melo disse: “É com muita felicidade que abraçamos esse projeto inspirado pelo saudoso deputado João Evangelista. Estamos fazendo sua ampliação. Trata-se de um projeto de um alcance social muito amplo que, fundamentalmente, funciona como um espaço de motivação e de oportunidades para os jovens da periferia da cidade. Efetivamente, estamos contribuindo para tirar os jovens das ruas e, portanto, do risco de enveredarem pelas drogas”.

A presidente do Gedema, Valderez Melo, disse que o projeto Sol Nascente é muito importante e precisa ser continuado e ampliado. “É o que estamos fazendo com o apoio de todas as esposas de deputados. No próximo ano vamos incluir a natação como mais uma opção de atividade”.

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO

As atividades do projeto são desenvolvidas nos fins de semana. As crianças entram às 8h e saem às 16h, nos sábados. No domingo entram às 8h e saem às 12h. O esporte, nas modalidades futebol, voleibol e xadrez, é a primeira atividade que praticam, Depois, das 10h às 12h, participam de oficinas de canto coral, dança, instrumentos de sopro e violino.

Uma equipe de professores e um corpo de profissionais de enfermagem dão suporte ao projeto Sol Nascente. Herberth Pestana, acadêmico do curso de Música da UFMA, é oprofessor de Canto Coral, que conta com 30 alunos; Tayana Oliveira, acadêmica do curso de Música, da UFMA, é professora de Violino e Canto Lírico da Escola de Música, é a professora de Violino, com 21 alunos; Luiza Souza, professora de Dança, Coreógrafa e Gestora em Saúde, é a professora de Dança, com 27 alunos; Miquéias Barros Aragão, acadêmico do curso de Música da UFMA, pedagogo, é o professor de Saxofone, com 10 alunos; José Reis dos Santos, acadêmico do curso de Música da UFMA, é o professor de Clarinete, com 15 alunos.

“È bem interessante. Têm vários esportes. Gosto de música”, afirmou Luís Gustavo Maia da Silva, 11 anos, aluno do Instituto de Educação Rosa de Sarom, do bairro Maiobão. “É legal, talvez faça dança ou teatro”, revelou Danielle Ingrid Costa, 12 anos, aluna do 7  do Centro Educacional Irineu Fontoura (CEIF), do Maiobão.

“Achei legal violino. Assisti na TV, e estou aprendendo muito”, observou Ana Betariz Cruz, 12 anos, aluna do 7º ano do Centro Educacional Pão da Vida, do bairro Vila Cafeteira. “Gosto de tocar clarinete. Vi meu irmão tocando em casa e gostei”, revelou Fabrício Ribeiro Carneiro, 9 anos, morador do bairro Coroado.

“Acho que o projeto Sol Nascente tem um enorme valor pedagógico. Ele sensibiliza, desperta o gosto das crianças pela arte. E é um instrumento que pode tirar as crianças e adolescentes da situação de risco social”, afirmou a professora de Dança Luiza Souza.

“O projeto Sol Nascente é um projeto de vida. Ele representa o resgate da cidadania para milhares de crianças e adolescentes de nossa periferia”, resumiu Elvis Fran, coordenador do projeto.