São Luís sedia II Congresso Estadual da Juventude Petista

Assecom/Gab.Dep.Zé Carlos
17/10/2011 18h04

No último final de semana aconteceu o II Congresso Estadual da Juventude Petista. O evento foi realizado na capital maranhense e contou com uma vasta programação que incluiu desde exibição de documentários a rodas de diálogos, defesa de teses, debates e plenária de votação de chapa de direção e de secretário estadual da JPT-MA.

Na tarde de sábado (15) foi realizada a mesa de abertura do Congresso. Estiveram presentes Diego Rabelo, diretor de Direitos Humanos da União Nacional dos Estudantes (UNE); Helena Heluy, ex-deputada estadual pelo PT; Fernando Pacheco, coordenador nacional de mobilização do PT; Márcio Brito, atual secretário estadual da JPT-MA; Fernando Silva, presidente do Diretório Municipal do PT e Paulo Romão, então membro da executiva municipal e do diretório estadual do PT.

O deputado Zé Carlos do PT, devido a uma agenda parlamentar que teve que cumprir fora de São Luís, não pôde comparecer ao evento, mas fez questão de enviar uma equipe do seu mandato para representá-lo.

Em sua carta de saudação à juventude petista, ele afirmou que o “Congresso é uma demonstração da necessidade, da atualidade e das demandas que temos por formação na Juventude do PT e em todo o PT. A Juventude do PT vive um momento muito importante, no qual a formação certamente é um alicerce fundamental”, destacou o parlamentar petista.

Ele acrescentou também que o que foi discutido ao longo dos dois dias serviu para enriquecer a pauta dos direitos dos jovens petistas, ao passo em que têm surgido novas alteridades políticas, sendo apresentadas novas problematizações e questionamentos; convergindo conteúdos, revertendo outros, reinterpretando o sentido da inclusão social e lançando formulações sobre as reivindicações de equidade.

“E disso depende de que o debate sobre as demandas se aprofunde, que os atores juvenis que participam deste Congresso não esqueçam os reclamos das mobilizações que os instituíram como sujeitos políticos; e que os gestores e demais atores da sociedade civil se abram para uma interlocução que não desqualifique suas demandas”, preconizou o deputado Zé Carlos.

NOVO SECRETÁRIO

Em entrevista à assessoria de comunicação do deputado Zé Carlos, Paulo Romão, eleito secretário estadual da JPT durante o Congresso, falou sobre os planos para a sua gestão, que entrará em exercício no próximo ano, e aproveitou para avaliar os aprendizados que alcançou ao percorrer o estado, durante a campanha para o cargo. Além disso, Paulo reconheceu o apoio dado à sua candidatura.

“Agradeço ao apoio, à confiança e ao respeito do meu campo político: Construindo um Novo Brasil – CNB. Também gostaria de enfatizar que esta não é uma gestão minha, é uma gestão de todos”, frisou Paulo Romão.

Ele também colocou que o processo de campanha tornou-se vitorioso porque teve a participação de um número expressivo da militância jovem do PT, com representações em várias regiões do estado.

“A partir desta experiência, pude perceber o índice de jovens que moram fora do Maranhão hoje; independentemente de vínculo partidário. Muitos deles estão tendo que cortar cana em estados do sudeste ou até mesmo saíram em busca de melhores condições de ensino, o que é o caso de pessoas que estudam no Piauí ou no Pará. Isso reflete uma realidade maranhense que deve ser discutida pelos jovens petistas e pela sociedade como um todo”, reforçou o novo secretário.

Dentre as metas de trabalho da sua gestão, Paulo destacou que ações que enfoquem a municipalização dos debates, a formação política dos jovens petistas e a discussão sobre o êxodo juvenil no Maranhão serão prioridade.

Outros pontos que receberão atenção são os que dizem respeito à responsabilidade do voto, incluindo os jovens de 16 anos; articulação com movimentos sociais; organização e qualificação dos diretórios municipais; além da realização de campanhas públicas de conscientização quanto ao uso de drogas, como o crack.

ALTAMIRA DO MARANHÃO

Foi com grande pesar que o deputado Zé Carlos recebeu a notícia de que o seu companheiro de partido, Ted Pereira da Silva, vítima de acidente automobilístico neste domingo, veio a falecer na tarde de hoje (17).

Ted é de Altamira do Maranhão e veio à capital para participar do II Congresso Estadual da JPT. Ele estava acompanhado de mais três pessoas: Antônio Carlos Lima dos Santos (o Beto), Aldejhonson Pereira e o prefeito da cidade, Arnaldo Gomes (PT).

O acidente só aconteceu devido a imprudência do motorista que vinha em outro carro, Rubens Ferro, que dirigia alcoolizado. No momento em que ocorreu a batida, as quatro vítimas, que estavam em um Corsa Classic, foram atingidas pelo condutor embriagado com o carro parado no semáforo.

“Lamento profundamente esta perda. Que as demais vítimas se recuperem em breve e que a família e amigos do companheiro Ted encontrem o consolo de que precisam neste momento tão delicado”, declarou o deputado Zé Carlos.

Fonte: Ascom / Deputado Zé Carlos do PT