Cleide Coutinho anuncia a criação de novas Varas em Caxias

Assecom/Gab.Dep.Cleide Coutinho
17/10/2011 18h48

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia nesta segunda-feira (17), para parabenizar o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon que, durante reunião na última terça-feira (11), garantiu que a Corte vai instalar uma vara especializada, para tratar das questões da violência doméstica contra as mulheres, idosos e adolescentes e crianças na comarca de Caxias.

A Vara especializada para defender as mulheres, idosos, adolescentes e crianças  de Caxias é fruto da decisão do presidente Jamil Gedeon e da Indicação  da deputada Cleide Coutinho, protocolada na tarde de hoje na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Para Cleide, a medida é oportuna, pois as mulheres, os idosos e os adolescentes e as crianças são, seguramente, os estratos sociais que mais demandam ações dos poderes públicos, seja pela freqüência das ocorrências, seja em razão do tamanho do contingente populacional que as compõe.

De acordo com Cleide, a Vara especializada já tinha sido solicitada pela Secretária de Assistência Social de Caxias, Fátima Ligouri, e pela Secretária da Mulher, Ana Lúcia Ximenes e pelo vereador Paulo Simão, político comprometido com as demandas da população de Caxias.

“Pela receptividade que nos foi dispensada pelo presidente Jamil Gedeon durante a reunião na terça-feira, temos certeza que a cidade de Caxias terá a Vara Especializada, para atender os casos absurdos de violência contra as mulheres, adolescentes e idosos”, disse Cleide.

Na avaliação da deputada, as crianças de Caxias são atendidas de maneira firme e responsável pelo juiz Manoel Veloso. Mas, Cleide entende que o magistrado acumula muitos encargos num esforço para atender com responsabilidade a população. “Em nome do prefeito Humberto Coutinho e dos vereadores de  Caxias queremos agradecer de público ao presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon”, afirmou.

No mesmo pronunciamento a Parlamentar agradeceu ao Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal Dr. Valdemilson Almeida Nascimento pelo oficio nº 252/11 em resposta a Indicação da Deputada e do Deputado José Carlos que garantiu a instalação de mais uma agência da Caixa Econômica Federal para Caxias em 2012.

Também durante seu discurso a Deputada Cleide solicitou aos colegas Parlamentares que apóia-se a Emenda a Proposta de Emenda a Constituição da Deputada Eliziane Gama que trata sobre a alteração da quantidade de habitantes de trezentos mil para cem mil habitantes para instalação de uma Vara Especializada da Criança e Adolescente. Para Deputada Cleide Coutinho alem de atender as crianças e adolescentes que também se estenda o atendimento as mulheres vitimas de violência e aos idosos.