Leitoa pede apoio para solucionar atendimento hospitalar no Piauí

icone-whatsapp
Waldemar Terr / Agência Assembleia
18/10/2011 14h19

Leitoa pede apoio para solucionar atendimento hospitalar no Piauí
Foto original

 

O deputado Luciano Leitoa (PSB) pediu, na sessão desta terça-feira (18), o apoio de todos os deputados estaduais maranhenses para tentar solucionar o problema da suspensão de atendimento a pacientes maranhenses na rede pública hospitalar de Teresina. Leitoa relatou o trabalho que a Comissão de Saúde da Assembleia, presidida pelo deputado Dr. Pádua (PSD), e de vários parlamentares, na tentativa de resolver o problema que está afetando principalmente os municípios da região dos Cocais, entre eles Timon.

 

De acordo com Luciano Leitoa, o debate em torno do assunto deve ser incorporado pela a Assembleia como um todo, independentemente do deputado ser de governo ou de oposição, em busca da solução para um problema que penaliza a população em decorrência da falta de atendimento em algumas especialidades no Piauí.

 

“Ou nós deputados assumirmos a responsabilidade de intermediar esses conflitos ou a população do Estado do Maranhão vai continuar sendo penalizada, porque de fato o Maranhão não tem uma medicina que possa atender à altura a população do Estado do Piauí, naquela região da beira do rio Parnaíba; não tem uma estrutura estadual e é por isso que boa parte da população recorre ao Estado do Piauí”, afirmou.

 

O deputado do PSB disse também que boa parte dos municípios daquela região não tem feita a parte de cada um, oferecendo atendimento de média complexidade, que também ocasiona um grande problema, porque Teresina acaba atendendo também o que era de responsabilidade dos municípios da região, que não fazem o dever de casa. Luciano Leitoa falou dos encontros já realizados para debater o problema e dos próximos que acontecerão, com a participação de representantes parlamentares do Piauí, cuja reunião está agendada para o dia 25 deste mês.

 

ELOGIOS E CRÍTICA

 

Antes de falar do problema da suspensão do atendimento a pacientes maranhenses, Luciano Leitoa elogiou o PPS e parabenizou a deputada Eliziane Gama pela convenção do partido que vai acontecer neste final de semana. “O PPS é um dos partidos que integra a oposição no Estado do Maranhão, inclusive fez parte da composição da candidatura de Flávio Dino, com o candidato a vice Miosótis, o mesmo PPS que Luciano Leitoa e seu grupo político apoiou o Simplício Araújo, na cidade de Timon, que teve 17.161 votos em 21 dias de campanha, o mesmo PPS que tem como primeiro suplente da nossa coligação para deputado estadual, Otelino Neto, e que tem como primeiro suplente para deputado federal Rib amar Alves”, contou.

 

No entanto, Luciano Leitoa afirmou que o mesmo PPS que integra a oposição no Estado do Maranhão, deixa dúvidas, porque em Timon acompanha e apoia a prefeita Socorro Waquim. “Acho que nós que fazemos parte da oposição, temos que ter o discurso e a prática nas relações das cidades que têm importância nesse cenário político, esse mesmo PPS que a senhora agora há pouco se reportou, é esse PPS que tem com o PSB essa grande relação do suplente deputado estadual, do suplente deputado federal onde o primeiro suplente Simplício Araújo teve o nosso apoio na cidade de Timon, e obteve 17.161 votos em 21 dias de campanha”, lembrou.


Banner