Zé Carlos do PT presta homenagem aos professores do Maranhão

icone-whatsapp
Assecom/Gab.Dep.Zé Carlos
19/10/2011 17h42

 

“Quero parabenizar os 38.372 professores ativos, divididos no ensino fundamental de série inicial e série final, no ensino médio, no pré-escolar, no ensino especial para pessoas especiais, no ensino para a educação no campo e no ensino para a área indígena. São milhares de professores distribuídos entre profissionais do Estado e dos Municípios que no último dia 15 realmente tiveram o seu dia merecidamente lembrado”, disse o deputado Zé Carlos do PT, saudando todos os professores do Maranhão, durante sua fala na tribuna, nesta segunda-feira (17).

 

O parlamentar petista falou ainda que qualquer pessoa, independentemente da etapa de sua vida, deve sua formação humana, crítica e profissional ao educador.

 

Ele também enfatizou a história da criação desta importante data, que faz referência à Santa Tereza D´Ávila. No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

 

O documento tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das disciplinas básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, portanto, era inovadora e revolucionária, mas somente 120 anos depois, já no Brasil República, que o país vivenciou a primeira comemoração do Dia do Professor, realizada na cidade de São Paulo.

 

A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal n.º 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia, na sua essência, a razão do feriado para comemorar condignamente o Dia do Professor.

 

“Seria importante, no momento oportuno, fazermos uma análise muito mais verticalizada sobre a questão da remuneração do professor, sobre a sua classificação profissional, por exemplo, como também as suas condições estruturais de trabalho”, observou o deputado Zé Carlos.


Banner