Rigo trabalha para implantar campus da UFMA em Barra do Corda

Da Assecom/Gab. do dep. Rigo Teles
20/10/2011 11h41

Rigo trabalha para implantar campus da UFMA em Barra do Corda

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou nesta quinta-feira (20) que protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa -  encaminhada o ministro da Educação, Fernando Hadad, ao presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), ao presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-SP), e aos senadores e deputados da bancada maranhense na Câmara e no Senado - pedindo o apoio de todos para implantar, ainda em 2012, um campus avançado Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de Barra do Corda.

A indicação foi subscrita por 38 dos 42 deputados com assento na Assembleia Legislativa. Rigo Teles pediu o apoio do presidente da casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), para que o documento seja entregue, pessoalmente, em Brasília (DF), a todas as referidas autoridades, por meio de uma comissão especial de deputados, indicada pela Mesa Diretora.

Para Rigo Teles, o município de Barra do Corda é um dos mais desenvolvidos da Região Central do Maranhão, situando-se, aproximadamente há 400km do município de Imperatriz e 450km de São Luis. Segundo ele, pela sua importância no contexto sócio econômico maranhense e localização geográfica, já foi apresentada proposta de emenda constitucional, transferindo para Barra do Corda a capital do estado, mas infelizmente a PEC foi rejeitada.

Para Rigo, a instalação do campus avançado da UFMA em Barra do Corda é um antigo sonho de cerca de 700 mil pessoas residentes da região Central do Maranhão. Teles entende que o campus vai proporcionar melhores condições de estudo e de formação profissional a milhares de pessoas residentes em Barra do Corda municípios circunvizinhos.

BR-135 e BR-226

O parlamentar anunciou, também, que pediu à governadora Roseana Sarney (PMDB), ao presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, que durante a reunião de Roseana com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, seja colocada, como prioridade absoluta, a duplicação da BR-135 e a conclusão do asfaltamento da BR-226, que interliga os municípios de Porto Franco, Grajaú, Barra do Corda, Presidente Dutra e Timon.

O deputado acha que está na hora de acabar com ao acidentes, mortes e transtornos na BR-135, que já foi denominada a “Rodovia da Morte”. Rigo disse que o asfaltamento da BR-226 beneficiou apenas Porto Franco, Barra do Corda, Grajaú, Presidente Dutra e o povoado Baú, na divisa do Maranhão com o Piauí. “Do Baú para frente, a rodovia federal é de estrada de chão e está praticamente intrafegável”, reclama.