Stênio Rezende destaca produção de eucalipto no Maranhão

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
20/10/2011 14h56

Stênio Rezende destaca produção de eucalipto no Maranhão
Foto original

 

 O deputado Stênio Rezende (PMDB) destacou nesta quinta-feira (20) matéria do jornal “Folha de S. Paulo”, que mostra o significativo aumento no incentivo à produção de eucalipto no Estado, assim como em Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.

 

Rezende disse que o Maranhão possui 151,4 mil hectares plantados de eucalipto, sendo o segundo Estado da Federação com maiores investimentos na área. Perde apenas para Mato Grosso do Sul, com 378,1 mil hectares de plantio.

 

“Sem dúvida nenhuma isso torna o Maranhão um grande centro na produção de celulose. Teremos a fábrica de celulose lá na região de Imperatriz, outra na cidade de Chapadinha, e no Piauí teremos uma fábrica na cidade de Palmeiras, ainda que eu entenda que esta fábrica deveria ser na cidade de Parnarama, porque toda a produção de eucalipto é no Maranhão, não é no Piauí”, afirmou.

 

Apesar de citar o Maranhão como uma das novas fronteiras florestais para o cultivo do eucalipto voltado à indústria, o parlamentar afirmou não estar surpreso, pois há pelo menos dez anos presenciou na AgroBalsas [Feira de Agronegócios de Balsas] uma palestra onde já apontavam o Estado como tendo um potencial enorme para esse tipo de plantio.

 

Grande parte desse interesse, segundo a análise do parlamentar, se deve ao preço por hectare das terras maranhenses em relação a outros centros no país, antes grandes produtores de celulose, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, que teriam um preço entre cinco e dez vezes maior em relação ao Maranhão.

 

“Apenas um projeto, só para citar como exemplo o que está sendo implantado em Chapadinha, às vezes sai mais em conta algo em torno de R$ 600 milhões e R$ 700 milhões a menos, do que sendo feito lá em São Paulo”, finalizou.

 

 


Banner