"Cérebro e Envelhecimento": Escola do Legislativo realiza palestra

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
24/10/2011 15h02

 

A Escola do Legislativo realizou, nesta segunda-feira (24), mais uma palestra voltada à busca de uma melhor qualidade de vida para seus servidores. Desta vez o tema explorado foi Cérebro e Envelhecimento: 12 passos para retardar o processo do envelhecimento. A exposição foi realizada pelo professor-doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tarcísio Ferreira, do curso de Educação Física.

 

A palestra tem por base experiências norte-americanas no assunto, que buscam entender melhor o processo de envelhecimento do ser humano. Servidores das mais variadas faixas etárias participaram das discussões, que mostrou dicas sobre como cada um poderá utilizar essas informações no cotidiano, mantendo o cérebro mais saudável.

 

“Para se ter uma ideia, o cérebro utiliza aproximadamente 25% de todo o oxigênio consumido por nosso corpo, porque comanda todas as nossas ações. Então é preciso encontrar uma forma de melhor utilizá-lo”, afirmou Ferreira, que é coordenador do Núcleo de Estudos / Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano (Nepas) da UFMA.

 

O palestrante disse que na verdade não existe uma 'fórmula mágica' que pare o envelhecimento e sim formas de retardá-lo, sintetizadas nos passos abordados. “Há uma série de coisas que podemos fazer, como diminuição calórica, prática de atividades físicas, viver em grupo, não se estressar, evitar rotinas, adaptar-se à vida moderna, ler, se divertir, além de outros fatores que juntos contribuem para que o cérebro e o organismo em si seja mais saudável”, argumentou.

 

Há quase três décadas na Assembleia, a servidora Marlene Bezerra já pratica algumas destas atividades, a leitura e a prática de jogos de raciocínio, mas esteve na palestra para buscar outras formas de conhecimento sobre o assunto. “Não estava ciente sobre as outras formas, mas espero aprender e me beneficiar, envelhecer com qualidade de vida”. 

 

O coordenador da Escola Legislativa, Ivan Sarney, fez a abertura da palestra e a acompanhou exatamente por saber de sua importância para o quadro de funcionários. “Nós identificamos na Casa um contingente de mais de 80 servidores interessados nestes temas e é assim que a Escola do Legislativo tem trabalhado, sempre no sentido de trazer o melhor para nossos servidores”, lembrou. Recentemente a Escola realizou o primeiro módulo de um curso que prepara os funcionários da Assembleia para a aposentadoria e em breve colocará em prática o segundo módulo 

 

A exposição já é um dos resultados da parceria de cooperação firmada entre o Legislativo Estadual e instituições de produção científica como a Uema e a UFMA. A Casa também estuda firmar parceria com a conceituada Fundação Getúlio Vargas.

 


Banner