Rádio Timbira é homenageada pelos 70 anos de fundação

icone-whatsapp
Viviane Menezes / Agência Assembleia
24/10/2011 18h22

Rádio Timbira é homenageada pelos 70 anos de fundação
Foto original

 

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (24), no Salão Nobre da Casa, em homenagem aos 70 anos de fundação da Rádio Timbira. “A Casa aprovou por unanimidade esta honraria”, lembrou o deputado Edivaldo Holanda (PTC), autor da proposição.

 

Durante a solenidade, o diretor da Rádio Timbira, Juraci Vieira Filho, recebeu das mãos do presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), do deputado Edivaldo Holanda e do secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo, uma placa de mérito, simbolizando o reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.

 

“Este é um modesto gesto da Assembleia Legislativa, mas que registra o respeito que a sociedade maranhense tem pela grande Rádio Timbira”, declarou o presidente Arnaldo Melo.

 

A solenidade também foi prestigiada pelos deputados Alexandre Almeida (PT do B) e Francisca Primo (PT), bem como por outras autoridades e profissionais da comunicação.

 

MEMÓRIA

 

“Pelos quadros da Rádio Timbira passaram grandes nomes, consagrados no Maranhão, no Brasil e na literatura brasileira”, destacou Edivaldo Holanda, durante o discurso de abertura da solenidade.

 

Holanda citou nomes memoráveis que passaram pela Rádio Timbira, entre os mais diversos cargos (diretores, locutores e profissionais técnicos), desde o ano de 1941, quando a empresa foi inaugurada. “Esses profissionais fizeram da Rádio Timbira a grande universidade do rádio”, comentou.

 

Ele citou, por exemplo, os nomes de Américo de Sousa, ex-deputado federal, ex-senador e atual ministro aposentado do TST (Tribunal Superior do Trabalho), de Mauro Bezerra, ex-deputado estadual, e de Ferreira Gullar, escritor.

 

Edivaldo Holanda também lembrou o período crítico por que passou a Rádio Timbira quando, em 1995, chegou a ser extinta. Ele destacou a luta deflagrada por diversos profissionais para mantê-la no ar.

 

“Sentimos orgulho de constatar que a Rádio Timbira continua lutando para recuperar o status de empresa pública”, disse Edivaldo Holanda, destacando a importância de estar sempre em busca de avanços.

 

RECONHECIMENTO

 

“Homenagear é sempre um ato de reconhecimento”, resumiu o diretor da Rádio Timbira, Juraci Vieira Filho, durante o discurso de agradecimento.

 

Ele lembrou que no ano de 1998 a empresa era uma espécie de “terra arrasada”, com poucos funcionários, desestimulados, em meio a equipamentos sucateados. “A governadora Roseana Sarney e o secretário Sérgio Macedo chegaram com a vontade política de resgatar um patrimônio imaterial do povo do Maranhão e hoje a Rádio Timbira completa 70 anos vivendo literalmente a sua melhor idade”, declarou Juraci Filho.

 

O presidente Arnaldo Melo também lembrou as oscilações entre momentos de altos e baixos por que passou a Rádio Timbira, destacando que a superação sempre foi a marca predominante.

 

Ao destacar o compromisso da Rádio Timbira com a informação, Arnaldo Melo relatou um episódio histórico, quando um grupo de religiosos participava de um retiro e conseguiu sintonizar a Rádio Timbira no momento em que era transmitida uma notícia que abalou o mundo: a morte do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, que acabara de ser assassinado em Dallas.  “Esse fato vai ser sempre uma referência sobre importância da Rádio Timbira”, disse o presidente.

 


Banner