Antonio Pereira debate oncologia em audiência em imperatriz

Da Assecom/Gab. do dep. Antonio Pereira
26/10/2011 11h36

Antonio Pereira debate oncologia em audiência em imperatriz

O deputado Antonio Pereira (DEM) participou na quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Imperatriz, de audiência púbica para debater a realidade do tratamento oncológico (câncer), assim como os recursos federais direcionados para atender centenas de pessoas no setor de saúde da Região Tocantina.

O parlamentar informou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) investe, mensalmente, R$ 700 mil, do SUS, no Hospital São Rafael, para realizar cerca de 60 cirurgias e 324 sessões de quimioterapia. O hospital tem 28 leitos e seis especialidades de tratamento: urologia, mastologia, hematologia, cabeça, pescoço e ginecologia.

Antonio Pereira lembrou que o Hospital São Rafael foi contratado pela SES para oferecer, na Região Tocantina, diagnóstico e tratamento quimioterápico e cirúrgico aos usuários do SUS, portadores de câncer. “Em dezembro, a iniciativa privada deve disponibilizar o serviço de radioterapia em Imperatriz”, anunciou.

Segundo o democrata, o credenciamento do Hospital São Rafael foi feito pela Portaria 175, do Ministério da Saúde (MS), que estabeleceu os recursos anuais a serem incorporados ao teto financeiro de média e alta complexidade do Maranhão. “Com a portaria, as despesas da Unacom de Imperatriz são pagas, também, pelo Governo Federal e não só pelo estadual”, assinalou o deputado.

UPA DE IMPERATRIZ

Com relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Imperatriz, o deputado Antonio Pereira pede desculpas ao povo de Imperatriz e da região Tocantina, por ter anunciado a inauguração da Unidade de saúde para o dia 25 deste mês, com a presença da governadora e do secretário de saúde Ricardo Murad.

Antonio Pereira garante que a inauguração foi adiada, porque a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez questão de inaugurar a importante obra no setor de saúde, com a presença da presidente Dilma Roussef (PT), que vem ao Maranhão no próximo mês. ”A UPA deve ser inaugurada no dia 18 ou 21 do mês de novembro”, prevê.