Rigo Teles destaca nova etapa do programa Luz Para Todos no MA

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Rigo Teles
27/10/2011 13h19

Rigo Teles destaca nova etapa do programa Luz Para Todos no MA
Foto original

 

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (27) para destacar que o ministro das Minas e Energia, senador licenciado Edison Lobão (PMDB), acompanhado da governadora Roseana Sarney (PMDB) assinaram hoje, às 11h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, um novo Termo de Compromisso para realização da segunda etapa do programa Luz para Todos no Estado do Maranhão até o ano de 2014.

 

O parlamentar afirmou que foi uma satisfação ver que o ministro Edison Lobão fez um balanço do andamento do programa Luz para Todos no pais, que já levou acesso gratuito à energia elétrica para mais de 2,8 milhões de famílias rurais, beneficiando mais de 14,2 milhões de pessoas na área rural. Durante a solenidade, foi comemorada a marca de 300 mil ligações do programa no Estado do Maranhão, beneficiando 1,5 milhão de pessoas.´

 

Para Rigo Teles, o fato demonstrou que a Assembléia foi privilegiada com as ações do Ministério das Minas e Energia, comandado pelo maranhense Edison Lobão. Segundo ele, das 2,8 milhões de ligações anunciadas, parte delas foi fruto de indicações de deputados, para beneficiar milhares de pessoas todos os municípios do Estado do Maranhão.

 

Teles lembra que o programa Luz Para Todos foi iniciado no governo do ex-presidente  Lula (PT), e já beneficiou, com mais de 300 mil ligações cerca de 1,5 milhão de maranhenses. “O trabalho foi iniciado na gestão do ex-ministro Silas Rondeau, um conterrâneo nosso lá da cidade de Barra do Corda, que fez um excelente trabalho à frente do Ministério de Minas e Energia”, reconhece.

 

Na avaliação de Rigo, apesar da saída honrosa do ministro Silas Rondeau, o Maranhão foi privilegiado porque ganhou o ministro Edison Lobão, um homem experiente, que foi deputado federal, senador, governador do Maranhão e muito bem representa os maranhenses e o país. “É um orgulho para o governo federal ter Lobão no comando do Ministério de Minas e Energia”, afirmou.

 

O PROGRAMA 

 

O programa Luz para Todos foi prorrogado pelo governo federal até 2014, por meio do Decreto Presidencial  7.520 de 2011. A meta é levar o acesso à energia elétrica às pessoas atendidas pelo "Plano Brasil Sem Miséria", e àquelas que moram em áreas cujo atendimento resulte em elevado impacto tarifário.

 

O governo federal garante que também serão atendidas pelo programa, lançado em 2003, assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários. A primeira fase do programa já beneficiou 13,9 milhões de pessoas em todo o país. 

 

 


Banner