Parlamentares voltam a discutir obra de duplicação da BR-135

icone-whatsapp
Glaucio Ericeira/Agência Assembleia
27/10/2011 15h47

Parlamentares voltam a discutir obra de duplicação da BR-135
Foto original

 

A obra de duplicação da BR-135 voltou a ser assunto de destaque na Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (27).

 

O debate acerca do tema foi provocado, inicialmente, pelo deputado Rigo Teles (PV), que afirmou não ter ficado satisfeito com as explicações dadas pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos, em recente visita a São Luís.

 

Passos disse que a anulação da licitação para contratação da empresa que ficaria responsável pela duplicação da rodovia federal ocorreu em função de não haver estudos sobre a situação do subsolo. Garantiu, ainda, durante reunião com a governadora Roseana Sarney (PMDB), que a referida concorrência pública será concluída em, no máximo, 90 dias.

 

“Sinceramente, as explicações dadas pelo ministro não me convenceram. Apesar disso, espero que ele esteja falando a verdade, porque esta Casa continuará cobrando do governo federal”, afirmou Teles.

 

Neto Evangelista (PSDB) se mostrou preocupado no que diz respeito à obra de duplicação da estrada de ferro da mineradora Vale. Na avaliação do deputado tucano, são fortes os indícios de que a duplicação da BR-135 acabe sendo impedida em função dos interesses da mineradora.

 

“O próprio secretário estadual Pedro Fernandes [Cidades] colocou tal situação para imprensa. Nós, deputados estaduais, não podemos permitir que isso aconteça. Ou será que o governo federal vai querer que, diariamente, dezenas de pessoas continuem morrendo nesta rodovia?”, questionou.

 

O líder do governo na Assembleia, deputado Manoel Ribeiro (PTB), voltou a tecer duras críticas ao Ministério dos Transportes e ao próprio Departamento Nacional de Infra-Estrutura do Transporte (Dnit).

 

“Eles [ministro e representantes do Dnit nacional] vieram para o Maranhão mentir. Anularam uma concorrência, disseram que tinha falha na concorrência, que não tinha perfuração de solo, subsolo, quando tinha. Eu mesmo vi todos os estudos referentes a este assunto. Peço, mais uma vez, que classe política maranhense continue unida no sentido de fazer com que o governo federal cumpra com o seu compromisso e execute a obra de duplicação da BR-135”, disparou Ribeiro.

 

Já o deputado Fábio Braga (PMDB) concordou com as colocações feitas pelo líder do governo. De acordo com ele, ministro e representantes do Departamento, ao cometerem equívocos grotescos, como a demora para a realização da concorrência pública, estão prejudicando o Estado e contribuindo para que mais pessoas continuem morrendo em acidentes de trânsito ocorridos na BR-135. 

 

 


Banner