Roberto Costa participa de Conferência Estadual da Juventude

Assecom/Gab.Dep.Roberto Costa
31/10/2011 09h19

Foi aberta na manhã deste domingo (30), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a segunda edição da Conferência Estadual da Juventude. O evento contou com a participação especial de autoridades regionais e nacionais, como o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), o governador em exercício Washington Luís, o deputado federal Alberto Filho, o secretário de estado da Juventude André Campos, o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Gabriel Sousa entre outras autoridades e lideranças juvenis.

O deputado estadual Roberto Costa frisou que a Conferência Estadual é um momento único para a elaboração e ampliação das políticas públicas para a juventude. “É um momento ímpar para a juventude do Maranhão. Essa Conferência Estadual é o fechamento de todo o processo em defesa da discussão de propostas para a juventude. O governo do estado, por intermédio da nossa governadora Roseana Sarney, tem aberto um espaço de diálogo para que a gente possa realmente sentir as necessidades da nossa juventude e trabalhar nessas reivindicações. E por meio das conferências nós conseguimos proporcionar mais esperança à nossa juventude, que estava desassistida durante muito tempo, antes da volta da governadora Roseana. É preciso sempre lembrar que o desenvolvimento do Maranhão, como um todo, passa pela juventude.” afirmou Roberto Costa

Os jovens estavam animados com as discussões e sabiam da necessidade de participação do evento. Fladney Francisco da Silva, um dos participantes oriundos da regional de Bacabal, também compartilha da ideia que o momento é de grande importância para todos. “A Conferência é de grande importância pra gente. A gente tá lutando pela aprovação de propostas de fomento para nós mesmo. A gente luta e discute pelo que a gente quer e expõe, para que mais na frente, na etapa nacional, possamos chegar num denominador comum. A conferência é um momento amplo. As pessoas que não participam elas acabam por deixar despercebido um momento singular” disse Fladney.

As conferências são espaços reconhecidos em todo o Brasil, inclusive pelo governo federal, que apóia a iniciativa. “A Conferência de Juventude é um dos momentos mais nobres desse processo (de construção de políticas públicas para a juventude).” endossou Gabriel Sousa, representante da Secretaria Nacional de Juventude.

Durante os pronunciamentos, todas as autoridades tiveram opiniões unânimes quanto ao posicionamento em relação ao espaço de discussão. Roberto Costa, por exemplo, afirmou que a Conferência é um evento de grande responsabilidade para todos. “O nosso compromisso aqui não é tapar o sol com a peneira, mas é saber da realidade da nossa juventude em todo o estado. Nosso compromisso é ter a responsabilidade de resolver as dificuldades da nossa juventude. É verdade que a nossa responsabilidade é muito grande, pois nós temos que dar uma resposta muito rápida a esse grande número de jovens que hoje o nosso estado tem. Mas todos nós, que estamos aqui hoje, independentes de posicionamento político ou partidário, temos uma responsabilidade em comum, que é o de lutar pelo melhor pela juventude do Maranhão. Nós só vamos ter força quando essa juventude tiver o seu reconhecimento. E estamos juntos à governadora Roseana Sarney para cobrarmos e executarmos melhorias” disse Roberto Costa.

O evento vai até segunda-feira (31), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e terá diversas atividades, dentre elas a elaboração de um documento que vai ser utilizado na construção de um Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude.