Arnaldo Melo inspeciona obras do PAC Rio Anil e Via Expressa

Waldemar Terr / Agência Assembleia
01/11/2011 11h08

Arnaldo Melo inspeciona obras do PAC Rio Anil e Via Expressa

O governador interino do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), inspecionou, nesta terça-feira pela manhã (31), o andamento das obras do PAC-Rio Anil e da Avenida Via Expressa, que vai ligar o Renascença II ao Ipase. O governador em exercício elogiou o Governo Roseana, por executar as duas obras, que ele classificou como vitais para São Luís.

A primeira obra visitada pelo governador foi o PAC-Rio Anil, acompanhado do secretário das Cidades, Pedro Fernandes, e de técnicos da área. Arnaldo Melo afirmou que a obra é importante por retirar de condições subumanas milhares de famílias, que estão sendo beneficiadas com apartamentos e a construção de uma extensa avenida que vai ser chamada de 4º Centenário, em homenagem aos 400 anos de São Luís, comemorados no próximo ano. Melo tomou conhecimento de que vão ser entregues mais 320 apartamentos a ex-palafitados das margens do Rio Anil, em janeiro.

Arnaldo Melo elogiou a parceria entre o Governo do Estado e União, que estão dividindo meio a meio os custos de R$ 800 milhões do PAC-Rio Anil, que prevê também a urbanização de várias, ruas criando uma espécie de anel viário para ajudar a desafogar o trânsito. “É uma obras estruturante muito importante, mas mais importante por conta do conteúdo social, que está acomodando de forma digna centenas de famílias em apartamentos de boa qualidade. É uma obra belíssima tocada pela governadora Roseana em parceria com a União”, disse.

Com as obras em andamento, a Avenida 4º Centenário vai margear toda área de intervenção do PAC Rio Anil, da Camboa à Alemanha, e terá 3,8 quilômetros de extensão, sendo duas pistas com duas faixas de rolamento cada e passeios de pedestres nos dois lados da ciclovia. Já o projeto do PAC-Rio Anil está construindo 2.220 apartamentos e 520 já foram entregues.

VIA EXPRESSA

Em seguida, o governador em exercício foi visitar o canteiro de obras da Avenida Via Expressa, nas proximidades do Shopping Jaracati. Arnaldo Melo, acompanhado de técnicos da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado (Sinfra) e de Zé Henrique, chefe de Gabinete do secretário da pasta, Max Barros, acompan hou o andamento das obras e tomou conhecimento de que o ritmo de construção está acelerado. A Avenida será inaugurada antes do aniversário de 400 anos de São Luís.

Arnaldo Melo garantiu que a governadora vai dar um grande presente para a população de São Luís, que ajudará a desafogar o trânsito da capital, e que o projeto está sendo executado de forma a não agredir o meio ambiente. Melo esteve no local em que está sendo construído um dos viadutos e depois percorreu toda extensão já compactada da obra.

“É mais um obra estruturante importante para São Luís e possui como ponto alto o respeito ao meio ambiente, uma vez que estão sendo construídas cinco pontes para preservar nossos mangues”, afirmou, ao elogiar o trabalho realizado pelo secretário de Infra-Estrutura e equipe.

Para garantir a execução da obra o Governo do Estado já assegurou mais de R$ 100 milhões para a construção da Via Expressa, que vai beneficiar 300 mil habitantes, ligando a Avenida Colares Moreira - passando pela Avenida Carlos Cunha - à Daniel de La Touche, na altura do Ipase. A nova avenida vai interligar os bairros Cohafuma, Vinhas e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, e com 9 km, beneficiará mais de 20 bairros atraindo em torno de 30 por cento dos veículos que hoje trafegam pela Avenida Jerônimo de Albuquerque entre os Elevados da Cohama e do Trabalhador.