Arnaldo cria grupo de trabalho para o combate à pobreza no Maranhão

Agência Assembleia
01/11/2011 14h31

Arnaldo cria grupo de trabalho para o combate à pobreza no Maranhão

O governador em exercício, deputado Arnaldo Melo, assinou na manhã desta terça-feira (1º), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, decreto que cria um grupo de trabalho para que o Governo do Estado, no prazo de 120 dias, elabore um estudo com sugestão de medidas e ações que visem o combate à pobreza no Maranhão.

"O nosso propósito é o de agregar, neste grupo de trabalho, a contribuição de todas as secretarias ligadas às áreas de produção do Estado, inclusive com a inclusão da área do Turismo, para que se possa produzir um documento abalizado, em consonância com a política do governo federal, para que o Governo do Maranhão tenha os instrumentos indispensáveis para a elevação de nosso IDH", afirmou Arnaldo Melo.

Ele explicou que a idéia é que seja elaborado um diagnóstico para a definição de uma proposta global de combate à pobreza no Maranhão: "Todas as áreas do Estado deverão ser mapeadas, de modo que este estudo possa apontar a vocação econômica de cada região. E ao fim deste estudo, com as sugestões que serão feitas por este grupo de trabalho, a governadora Roseana Sarney haverá de ter os instrumentos para injetar recursos nas áreas mais pobres, para que o Maranhão enfim possa se ver livre de seus bolsões de pobreza", declarou o governador em exercício.

O decreto estabelece que o grupo de trabalho será criado com a finalidade de definir ações que visem proporcionar a inclusão social dos habitantes das regiões mais pobres de todo o Estado, com o aproveitamento das vocações produtivas locais.

Arnaldo Melo disse ainda que o Governo do Maranhão, articulado com a política da presidente da República, Dilma Rousseff, de combate à pobreza no Brassil, haverá de estabelecer uma política para geração de empregos e renda articulada, também, com as prefeituras dos municípios mais pobres. "A participação dos prefeitos, neste processo, deverá ser também decisiva, porque eles terão de se articular neste esforço conjunto, somando esforços com o governo federal e com o governo do Estado", ressaltou Arnaldo Melo.

De acordo com o decreto, o grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e será constituído também pelos secretários da Agricultura, Pecuária e Pesca; de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Desenvolvimento, Industria e Comércio; do Desenvolvimento Social; do Trabalho e da Economia Solidária; e do Turismo.

O grupo de trabalho deverá se reunir, ordinariamente, uma vez a cada 15 dias, e extraordinariamente, sempre que houver necessidade. Ao final do prazo de 120 dias, este grupo deverá apresentar um relatório sobre a situação de pobreza dos municípios, acompanhado de uma proposta de ações do governo, em cada área específica.