Stênio Rezende anuncia início do plantio de grãos no Maranhão

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
03/11/2011 14h50

Stênio Rezende anuncia início do plantio de grãos no Maranhão
Foto original

 

O deputado Stênio Rezende (PMDB) anunciou na sessão desta quinta-feira (3) que o Maranhão passa por um momento importante, com o início do plantio de grãos nas regiões dos cerrados. O parlamentar disse que a expectativa é que haja crescimento entre 5% e 6% na próxima safra o que o deixa muito otimista, por acompanhar anualmente a evolução da produção de grãos no Estado.

 

Por conta disso, segundo Stênio Rezende, o Porto do Itaqui já começou com a licitação do primeiro silo para armazenamento de grãos. “O que me deixa ainda mais otimista é que o nosso Porto do Itaqui já abriu a primeira licitação do primeiro silo para armazenamento de grãos no Estado, no valor de mais ou menos R$ 65 milhões. Dentro de poucos dias, nós vamos ter a oportunidade de abrir as outras cartas-propostas e ver aí quatro grandes obras sendo construídas no Terminal de Grãos que é o nosso Tegram, porque com esses quatro terminais de recebimentos de grãos teremos a oportunidade de sair de uma exportação de algo em torno de 1,8 milhão de toneladas, para algo em torno de mais de 10 milhões de toneladas”, contou.

 

Seguindo nesse ritmo, de acordo com o deputado do PMDB, haverá um crescimento na exportação, para os próximos quatro ou cinco anos, de mais do dobro, o que mostra que o Maranhão está se planejando efetivamente para o crescimento. Para Stênio Rezende, o Tegram, “vai definitivamente consagrar e efetivar o Maranhão como um dos grandes estados produtores e exportadores do nosso país”.

 

O deputado aproveitou para registrar que a balança comercial mais uma vez dá sinal positivo em virtude das exportações de uma das commodities mais importantes do país, que é o agronegócio. “Hoje nós temos uma balança comercial positiva com mais de 50 bilhões de dólares. Portanto, o Maranhão, sem dúvida nenhuma, tem uma grande, significativa e importante parcela no saldo da balança comercial graças ao nosso Porto de Itaqui e graças às nossas políticas voltadas para a agricultura. Agora nós teremos ainda mais capacidade de aumentar com o nosso terminal de grãos”, afirmou.

 


Banner