Bira registra Marcha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
07/11/2011 18h37

Bira registra Marcha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas
Foto original

 

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (7), para declarar seu apoio irrestrito a luta do Povo Quilombola.

 

Ele registrou a Marcha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas, que aconteceu durante todo o dia (7), em Brasília. A manifestação, organizada pela Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), recebeu cerca de três mil quilombolas de 21 Estados.

 

A Bahia e o Maranhão foram os Estados com o maior número de representantes. O movimento é oportuno, pois 7 de novembro é o Dia Nacional de Luta das Comunidades Quilombolas.

 

“Eu faço aqui uma fala no sentido de respaldar esse movimento que os quilombolas fazem em Brasília. para que esse povo seja ouvido, para que a nossa gente possa ser vista, ser lembrada, ser incluída dos planos do Governo Federal, Estadual e Municipais. Que a gente possa atender a sua reclamação principal que é, sobretudo a regularização fundiária, até hoje esse povo não tem acesso ao titulo”, reivindicou Bira.

 

O parlamentar protestou contra os desrespeitos e violências que o povo quilombola enfrenta diariamente. Sofrendo ameaças de despejo forçado e alvo de “jagunços” que tiram a vida desse povo. “É por essa razão que estarei junto com eles no dia 24 de novembro aqui no Maranhão mais uma vez terá a presença do Presidente Nacional do Incra. E a gente espera que o Iterma possa acompanhar isso e possa também cumprir com a sua parte para que a gente resolva a questão fundiária”, considerou.    

 


Banner