Deputados repercutem matéria sobre caos no IML de São Luís

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
07/11/2011 20h59

Deputados repercutem matéria sobre caos no IML de São Luís
Foto original

 

Três deputados fizeram duras críticas à situação de abandono que se encontra o Instituto Médico Legal do Maranhão (IML) localizado em São Luis. O assunto foi colocado na ordem do dia graças ao discurso, na sessão desta segunda-feira (7), da deputada Cleide Coutinho (PSB), preocupada com o abandono em que se encontra o local, relatado em matéria da Rede Globo. A deputada disse que a matéria que foi veiculada no “Jornal Hoje” é triste e envergonha o Maranhão relatando o caos no IML, mas não foi por falta de aviso.

 

Cleide Coutinho lembrou que acompanhou a Comissão de Segurança Pública da Assembleia, que no dia 21 de junho esteve no IML, juntamente com os deputados Bira do Pindaré, Eliziane Gama, Raimundo Louro, Fábio Braga, Luciano Leitoa, José Carlos e Dr. Pádua, este presidente da Comissão de Saúde. “Fomos acompanhados pela promotora do Consumidor, Lítia Cavalcante, e Márcia Maia, promotora do Centro de Apoio à Infância, e fomos recebidos com gentileza pelo Dr. Lúcio Flávio, presidente da Associação dos Peritos Criminais, pelo Dr. Djalma Costa, diretor do IML, pelo Dr. Marcelo Aquino, superintendente da Polícia Técnica e Cientifica e lá depois que ouvi aquela calamidade horrorosa, vim aqui na tribuna e fiz um pronunciamento no dia 22 de junho e solicitei que o governo, que o senhor secretário de Segurança , Aluísio Mendes, olhasse urgentemente e efetuasse ações para resolver o problema”, lembrou.

 

Nada foi feito pelo governo, de acordo com os parlamentares. O deputado Bira do Pindaré (PT) foi o segundo a tratar do assunto e disse concordar plenamente com deputada Cleide Coutinho, que de fato não foi por falta de aviso. “Nós alertamos para a situação do IML, que continua grave e hoje tomou corpo e conhecimento nacional, através dessa matéria da Rede Globo, mais uma vez, o Maranhão sendo exemplo negativo no ponto de vista das políticas públicas e é preciso uma providência”, defende.

 

Eliziane Gama (PPS) fez questão de cumprimentar a colega de plenário pelo discurso e garantiu que todos estão preocupados também com a situação da Polícia Técnica do Maranhão, que é sério e grave. “Os laudos periciais no Estado do Maranhão não estão sendo emitidos, demoram seis meses para ser emitido em situação de urgência que se precisa, isso tanto no IML quanto no CPTCA (Centro de Perícia Técnica) que funciona ali na Praia Grande, numa luta que é histórica. Eu falei isso aqui na Assembleia que nós temos investigações que ainda da data de dois anos atrás, ainda da CPI e os laudos que deveriam ser emitidos pelo IML e nunca foram emitidos simplesmente porque não há computadores para o armazenamento das imagens”, relatou.

 


Banner